Portal da Cidade Brusque

Reunião

UBS do Dom Joaquim inicia novo grupo antitabagismo

Atividades fazem parte da rotina da UBS, que atende uma população de mais de 7 mil pessoas

Publicado em 26/06/2019 às 03:34

(Foto: Divulgação)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom Joaquim deu início, nesta terça-feira (25), a mais uma turma do grupo de combate ao tabagismo. Realizado no local há mais de quatro anos, os cerca de 15 integrantes da comunidade terão quatro encontros semanais com os servidores da UBS, onde receberão orientações de como largar o vício de fumar.

A cirurgiã dentista Caren de Freitas e a auxiliar Luciana Pereira Pires são responsáveis por esta atividade. Entre as temáticas abordadas estão o malefício do cigarro, a parte psicológica do participante e, ainda, o adesivo de nicotina utilizado como alternativa para interromper o hábito.

Segundo Edilaine Martins Oliveira, uma das coordenadoras da UBS Dom Joaquim, o dia mundial de combate ao tabagismo, lembrado em 31 de maio, foi o ponto inicial. “Nós realizamos uma atividade com sala de espera, onde os pacientes do bairro eram abordados e motivados a ingressar no grupo de combate ao tabagismo. Deu muito resultado e já planejamos realizar a segunda edição de 2019 nos próximos meses”, comenta.

Ainda nesta terça-feira, uma outra atividade movimentou a comunidade, com a confraternização dos grupos de bem estar da saúde e de atividade física que se reúnem na UBS Dom Joaquim todas as semanas. Uma festa junina, com integrantes vestidos a caráter, no salão paroquial do bairro, trouxe alegria e descontração para os frequentadores. 

A iniciativa, faz parte do calendário anual dos grupos, que se reúnem toda a semana e recebem orientação e apoio das equipes de saúde da UBS. Para a enfermeira Daiana da Paixão Goller, que também coordena a unidade, a interação e o envolvimento da comunidade é grande no bairro, com várias atividades de promoção e prevenção.

Com mais de 20 servidores, entre médicos, dentista, auxiliares, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, administrativo e da farmácia, a UBS Dom Joaquim atende uma população estimada em mais de oito mil pessoas, contando com duas equipes do programa Estratégia Saúde da Família, realizando atendimento diário entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

Fonte:

Deixe seu comentário