Portal da Cidade Brusque

SAÚDE

UBS ficam sem médicos e pacientes lotam a Policlínica

Um leitor do Portal estava entre os pacientes, e explicou que foi encaminhado para a Policlínica porque não tinha médicos na UBS

Publicado em 13/05/2022 às 17:41
Atualizado em

Na tarde desta sexta-feira (13), alguns pacientes lotaram a Policlínica de Brusque. O leitor do Portal da Cidade, João Carlos Júnior, estava entre os pacientes, e explicou que foi levar o filho na Unidade Básica de Saúde (UBS), no Centro, e foi encaminhando para a Policlínica, porque não tinha médico na UBS.

O João contou que quando chegou na Policlínica, a unidade estava lotada, com muitas pessoas aguardando atendimento.

“Todos os postos encaminharam para cá. Não tem médico nos postinhos. Tem mais de 80 pessoas aqui aguardando atendimento. Estou há mais de quatro horas esperando”, explicou João.

Procurada pelo Portal da Cidade, a Secretaria de Saúde justificou que a alta demanda na Policlínica, nesta sexta-feira (13), é por conta de um treinamento que os médicos foram participar.

“Excepcionalmente, nesta sexta-feira (13), alguns médicos da Rede Municipal de Saúde, participaram de uma capacitação sobre a asma, na Unifebe, portanto, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ficaram sem médicos”.

Além da falta de profissionais por conta do treinamento, algumas UBS ficam sem médicos na sexta-feira, é o caso das UBS de Ponta Russa, Poço Fundo e São Pedro. A diretora de Atenção Básica, Camila Souza, explicou que esse desfalque é porque os profissionais fazem parte do Programa Mais Médicos.

“Há uma exceção, nas sextas-feiras, porque os profissionais dessas unidades atuam por meio do Programa Federal Mais Médicos, e a carga horária deles é de 32h semanais, com um dia dedicado aos estudos. Mas, os usuários, não ficam desassistidos, são acolhidos pelas equipes de trabalho das unidades”.


Fonte:

Deixe seu comentário