Portal da Cidade Brusque

VACINAÇÃO

Unifebe explica porquê acadêmicos de medicina tomaram vacina contra covid-19

Fato se tornou polêmico após ser noticiado pelo NSC, uma vez que acadêmicos não fazem parte do grupo prioritário

Publicado em 24/02/2021 às 06:40

(Foto: Unifebe)

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), emitiu um comunicado à imprensa depois do portal de notícias NSC Total ter declarado que a instituição contrariou o Ministério da Saúde após vacinar os acadêmicos de medicina.

A entidade explica que desde o começo do curso, os estudantes realizam atividades praticas da profissão dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Assim os acadêmicos consequentemente fazem parte do grupo da linha de frente em combate ao coronavírus e deste modo acabam sendo comtemplados com a vacinação.

Confira a nota na íntegra

Estudantes estão em contato direto com pacientes suspeitos de Covid-19

Desde a primeira fase do curso de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), os acadêmicos vivenciam a profissão na prática, por meio da disciplina “Interação em Saúde na Comunidade”, com atuação direta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na disciplina, os estudantes fazem acompanhamento e assistência às famílias e realizam avaliação prévia do estado geral, anamnese, que consiste em uma conversa inicial com paciente e exame físico.

Por esse contato direto com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação dos acadêmicos da área da saúde está contemplada na primeira etapa do Plano de Vacinação da Sinovac, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, de acordo com o informe técnico estadual de Santa Catarina, emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV). A exemplo do protocolo adotado por outras universidades de Santa Catarina, na última sexta-feira (19), os alunos do curso de Medicina da UNIFEBE começaram a ser vacinados.

“A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação dos nossos alunos que estão atuando nas UBS e em contato diário com pacientes suspeitos da Covid-19. Nas demais instituições do Sistema Acafe, que também possuem o curso de Medicina, os acadêmicos que estão na linha de frente estão recebendo as vacinas. Nas universidades localizadas em cidades que estão sem vacinas, os estudantes estão aguardando a chegada dos insumos. Os nossos alunos não foram vacinados por serem acadêmicos de Medicina. Foram vacinados por estarem na linha de frente das ações de enfrentamento da pandemia”, explica a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

O coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE e secretário de Saúde do município de Brusque, doutor Osvaldo Quirino de Souza, reforça que a vacinação dos estudantes está de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. “Nós prezamos pela transparência. Por seguir as recomendações do plano nacional de vacinação e por entender a importância da atuação dos nossos estudantes nas UBS que avançamos no combate à pandemia da Covid-19”, ressalta Osvaldo.


Fonte:

Deixe seu comentário