Portal da Cidade Brusque

Saúde

Vacina contra o sarampo está disponível para crianças de seis a 11 meses nas UBS

Chamada “dose zero”, que antes só era aplicada em casos de viagens, passa a ser obrigatória, visando evitar o bloqueio da doença

Publicado em 21/08/2019 às 23:47

A partir desta quinta-feira (22), todas as crianças entre seis e 11 meses de vida devem tomar a chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo. A determinação é do Ministério da Saúde, através da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, que anunciou a medida na noite de quarta-feira (21). A medida vale para todo o país, inclusive para municípios que não tem casos da doença. Antes, somente eram imunizadas crianças dessa faixa etária que fossem viajar para regiões com surto da doença. 

Em Brusque, a vacina para esse público já está sendo disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação, assim como na Policlínica Central. Para receber a dose, os pais devem levar a carteira de vacinação e um documento da criança, como a certidão de nascimento, além do RG do acompanhante.

A “dose zero”, porém, não altera o calendário de vacinação da criança, que deve retornar ao posto de saúde ao completar um ano, para receber a tríplice viral e o reforço aos 15 meses com a tetra viral. 

Outros grupos que devem se imunizar contra o sarampo são: qualquer adulto com até 29 anos, que não tenha recebido a vacina, deve tomar duas doses com intervalo de no mínimo 30 dias; pessoas entre 30 e 49 anos, uma dose, sem a necessidade de repetição. Acima desta idade, somente por recomendação médica. Dúvidas podem ser esclarecidas nas salas de vacinação dos postos de saúde.

Em todo o Brasil, foram registrados 1680 casos da doença até o dia 10 de agosto, em 11 Estados da Federal. O maior número de ocorrências está em São Paulo (1.662), porém há registro da doença no Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). Santa Catarina não possui nenhuma notificação de Sarampo até o momento.

Fonte:

Deixe seu comentário