Portal da Cidade Brusque

SAÚDE

Vereador registra dificuldades da UBS Santa Luzia por atender detentos da UPA

Paulo Sestrem destaca possibilidade de cada comunidade definir a frequência de agendamentos de consultas nas unidades de saúde.

Publicado em 09/05/2019 às 23:59

Durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na última terça-feira (7), o  vereador Paulinho Sestrem (Patriota) repassou alguns pontos discutidos em reunião com o secretário de saúde do município, Humberto Fornari e outros parlamentares, realizada nesta segunda-feira, 6 de maio. Ele iniciou o assunto com um chamado à população para a vacinação contra a gripe, disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município (UBS).

O parlamentar também explanou sobre a situação da UBS do bairro Santa Luzia, que está atendendo detentos da Unidade Prisional Avançada de Brusque (UPA), localizada na região.

“Com certeza isso vai prejudicar o atendimento normal da população”, alertou. Após questionar o secretário de que a própria UPA poderia providenciar atendimento aos presidiários na instituição, Fornari informou aos vereadores que, com o desligamento do médico que lá atendia, outro profissional não foi chamado para substituição.“Hoje, essa UBS está com grandes problemas, em função de o estado não estar fazendo sua parte, que é chamar o 2° médico do edital”, ressaltou Sestrem.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, explicou o vereador, cada comunidade decide por meio de reunião, documentada em ata, a definição de data reservada para marcação de consultas. Em alguns locais, onde foi determinado a frequência de 30 dias, grandes filas são formadas nas datas pré-definidas. A situação pode ser revertida, alterando por exemplo, a frequência para cada 15 dias, segundo o parlamentar, a partir “de uma resposta da comunidade, uma nova reunião organizada para que isso aconteça”, explicou. Por fim, ele frisou que o gargalo da saúde pública em Brusque são as especialidades, onde a população ainda precisa procurar outras cidades.

Fonte:

Deixe seu comentário