Portal da Cidade Brusque

LEISHMANIOSE

Veterinária de Brusque atende caso de Leishmaniose Visceral Canina

Caso foi atendido pela Biovet Veterinária. Vigilâncias Epidemiológicas de Brusque e Guabiruba não assumiram o caso.

Publicado em 13/09/2018 às 02:54
Atualizado em

Foto Ilustrativa do mosquito-palha fêmea (Foto: Divulgação)

Há alguns dias Brusque atendeu um caso de Leishmaniose Visceral Canina, quem cuidou do cachorro infectado foi a clínica Biovet Veterinária. A doença é transmitida pelo flebótomo, também conhecido como mosquito-palha que, ao picar, introduz na circulação sanguínea do reservatório o protozoário do gênero Leishmania. A doença não é contagiosa e a transmissão do parasita ocorre apenas por meio da picada do mosquito fêmea infectado.

Apesar de ter sido atendido em Brusque, a Vigilância Epidemiológica do município afirmou em nota que o animal infectado pertence a Guabiruba. Por sua vez, a Prefeitura Municipal de Guabiruba afirma que o animal veio de Florianópolis e que, por isso, não se tem nenhum indício da presença do Flebótomo na região.

O que é a doença e a forma de transmissão

A Leishmaniose vem de um protozoário parasita, os seres humanos podem ser infectados por mais de 20 tipos de Leishmania que causam três tipos da doença, a cutânea, que apresenta úlceras dérmicas. A mucocutânea que apresenta úlceras na pele, boca e nariz e a visceral que causa febre e úlceras na pele.

A doença é transmitida pela fêmea do Mosquito Palha infectada que deposita na circulação sanguínea o protozoário do gênero Leishmania. A Prefeitura de Guabiruba ressaltou ainda que, diante do ocorrido estão realizando todas as Medidas de Controle conforme o Guia de Orientação para Vigilância de Leishmaniose Visceral Canina (LVC), junto com a Gerência Regional de Saúde de Blumenau (GERSA) e Gerência de Vigilância de Zoonoses e Entomologia (GEZOO)/DIVE.

A Vigilância Epidemiológica do município ressalta ainda a  prioridade na busca ativa de cães que apresentam sintomas da doença e que estavam entorno do cão infectado além do manejo ambiental e emissão de alerta e orientações aos Médicos Veterinários das áreas públicas e privadas.


Fonte:

Deixe seu comentário