Portal da Cidade Brusque

PASSEIO

Parque da Esculturas. Uma atração brusquense aberta todos os dias do ano

Local é considerado o maior do gênero a céu aberto da América do Sul

Publicado em 26/12/2019 às 03:51

Destino obrigatório de moradores e turistas. O Parque das Esculturas Ilse Teske, localizado no bairro Mont Serrat em Brusque, as margens da Rodovia Antônio Heil, a poucos metros do Pavilhão da Fenarreco, é uma excelente opção de passeio em especial nos feriados e folgas do final de ano.

Aberto todos os dias do ano, sempre entre 9h e 21h, sem cobrança de ingresso, é considerado o maior do gênero a céu aberto da América do Sul. 

Possui em seu acervo 40 obras esculpidas em mármore, de autoria de artistas de várias partes do mundo, incluindo peças de Oscar Niemeyer, considerado o principal arquiteto brasileiro do século passado, que projetou Brasília e, também, do renomado artista plástico Amílcar de Castro. Ainda é possível encontrar um dos últimos trabalhos do Giò Pomodoro, um dos mais brilhantes escultores italianos de todos os tempos.

Em uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados, o visitante pode circular livremente pelo parque, fazendo seu próprio roteiro, além de fotografar e apreciar as esculturas. Não é raro encontrar pessoas que aproveitam os dias agradáveis e fazem piqueniques ao ar livre, ou simplesmente ficam apreciando a natureza entre os gramados. 

Segundo o Diretor de Turismo da Prefeitura e responsável pela atração, Ivo Marqui, o Parque interage com todos os atrativos da cidade, sejam quem procura Brusque pelas compras, gastronomia, zoológico ou ainda, está visitando familiares. “A proposta de manter o local aberto, todos os dias, facilita o acesso e possibilita mostrar nossa vocação cultural, artística e turística, mostrando que aqui, nós também temos uma sensibilidade pela arte”, comenta.

Brusque, a Cidade das Esculturas
A criação do parque remonta ao ano de 2001, quando a cidade recebeu o 1º Simpósio Internacional de Esculturas, evento se manteve até o ano de 2007. Neste período, Brusque teve a presença de renomados escultores que projetaram mais de 100 obras de artes. 40 delas, estão expostas no Parque Ilse Teske. Espalhadas em praças, logradouros e outros pontos turísticos, outras 60 esculturas completam a vocação brusquense de valorização das esculturas. O local foi aberto oficialmente ao público em 2014.

Fonte:

Deixe seu comentário