Portal da Cidade Brusque

TURISMO

Turistas procuram Guabiruba para fugir ou se aproximar do mar

Turistas de localidades distantes fogem das diárias altas do litoral. Já quem mora perto das praias busca fugir do agito da alta temporada

Publicado em 11/01/2019 às 01:06

As temperaturas elevadas denunciam: o verão está mais quente do que nunca. As praias se abarrotam de gente. Filas, trânsito, barulho. Esse parece ser o roteiro de grande parte das pessoas nesta época, mas há quem prefira o silêncio e a tranquilidade da natureza e do campo à agitação das multidões no litoral.

E há também os que consideram perto a distância entre Guabiruba e as praias e apostam em diárias mais baratas para aproveitar mar e campo. Por isso, as hospedagens da cidade têm recebido inúmeros turistas, ficando com a taxa de ocupação em até 100%.

De acordo com a proprietária do Hotel Dirschnabel, Ligia Wippel, é muito comum as pessoas se hospedarem no local que fica no Centro do município e irem para as praias. “Estamos praticamente lotados todos os dias e recebemos hóspedes de diversos estados. Muitos vem apenas para dormir e saem cedo pela manhã para as praias ou para fazer compras”, relata.

Já a moradora de Itajaí, Eliane Nunes, quis fugir do litoral e juntamente com a família se hospedou no Hotel Fazenda Sítio do Sol, no bairro Aymoré, que possui uma área contornada pelo verde. “Até fomos conhecer uma cachoeira, mas o intuito nosso foi de vir e ficar somente aqui no hotel”, pontua.

No Sítio do Sol vivem diversos animais como patos, gansos, galinhas, cabras e ovelhas. Há opções de lazer como piscinas e área de jogos. A decoração rústica dá o toque final no clima de fazenda. A gerente, Lilian Pizzamiglio, diz que o local já vem sendo bastante frequentado desde as festas de outubro e que tiveram atrações no Natal e no Ano Novo como ceias e queima de fogos.

“Muita gente que mora no litoral está vindo pra cá pra fugir do alto movimento. Fazemos bastante trilhas. O que está trazendo as pessoas para Guabiruba é a natureza. Recebemos gente de todas as partes do Brasil e acolhemos todos os tipos de público”, explica.

Quem gosta de acampar também tem sua opção no bairro Guabiruba Sul. O Guabiruba Camping possui estrutura de cozinha completa, banheiros, chuveiros e uma piscina que ficam disponíveis para uso dos hóspedes.

É possível escolher entre se hospedar em um quarto ou montar sua barraca. A proprietária, Fernanda Rezini, conta que a maioria do público é do vale, porém já recebeu pessoas de outras regiões do país, e que o perfil dos turistas varia de acordo com a época do ano. “A maioria que vem nessa época está em busca do contato com a natureza, optando por visitar cachoeiras e trilhas. Já durante o ano tivemos hóspedes cicloturistas, turismo de compras e prestadores de serviços”, esclarece.

Um dos mais tradicionais restaurantes de Guabiruba, o “Lá Nas Trutas” no Lageado Alto, é outra opção de turismo bastante procurada nas férias. Como está localizado em uma área mais ruralizada, é necessário fazer um trajeto em estrada de barro, cercado por árvores. Ao chegar no local, é possível desfrutar de um almoço agradável, com belas flores, plantas e lagoas como cenário. No prato, a comida caseira faz companhia às trutas.

O proprietário do restaurante, Paulo Roberto Kormann, relata que recebeu no final do ano visitantes da Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Bolívia. A grande publicidade do Lá Nas Trutas é a confiança do seu público, que recomenda o local para amigos e parentes, e assim novas pessoas acabam chegando. “Nunca investi muito em propaganda. Nossa maior propaganda é o “boca a boca”, o pessoal vem até aqui e conhece nossa região, nossa gastronomia e vão espalhando para os outros”, orgulha-se.

Kormann confirma que um dos atrativos que trazem as pessoas é a natureza. “Temos uma grande variedade de belezas. As montanhas, o próprio mato e as cachoeiras. Estamos notando nos últimos tempos uma ascensão do turismo em Guabiruba”, aponta.

O Diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andrei Caique Muller, afirma que hoje é possível perceber a independência da cidade no tema hospedagem. “Já possuímos três alternativas em Guabiruba. Também é muito interessante observar que cada um acaba atraindo diferentes públicos, e ao mesmo tempo, nota-se o interesse dos turistas na busca por tranquilidade e contato com a natureza, que começam a escolher Guabiruba como seu destino”, frisa.

Fonte:

Deixe seu comentário