Uma mulher foi denunciada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) após um caso de maus-tratos contra uma cadela que chocou moradores de Joinville. Segundo a investigação, o animal foi jogado de uma ponte dentro de um saco plástico, com a boca e as patas amarradas.
O caso aconteceu no dia 25 de março de 2025, em uma ponte entre os bairros Comasa e Espinheiros. Conforme o MPSC, a mulher teria lançado a cadela em uma área de mangue, local considerado perigoso e de difícil acesso.
Apesar da gravidade da situação, o animal foi encontrado com vida e resgatado. A cadela recebeu atendimento veterinário e apresentava ferimentos na cabeça, hematomas e sinais de falta de cuidados, além de infestação por parasitas.
Durante o acompanhamento veterinário, também foi diagnosticada com cinomose, doença que exige tratamento contínuo. No entanto, a cadela não resistiu e morreu no dia 31 de maio.
De acordo com a Promotoria, além do episódio da ponte, a responsável já vinha deixando de oferecer os cuidados necessários para a saúde do animal. Para o Ministério Público, a combinação de abandono, negligência e violência contribuiu para o desfecho fatal.
Na denúncia, o MPSC pede a condenação da mulher e uma indenização mínima de R$ 10 mil pelos danos causados ao animal. Também foi solicitado que a bicicleta elétrica utilizada para transportar a cadela seja apreendida. O caso ainda será analisado pela Justiça.
A promotora de Justiça Simone Cristina Schultz afirmou que as evidências apontam que a ação foi praticada com a intenção de matar o animal. Ela destacou ainda que os fatos demonstram uma sequência de maus-tratos e reforçou que os animais são seres capazes de sentir dor e sofrimento.