Portal da Cidade Brusque

ciclone

30 de junho de 2020: a tarde em que Brusque parou

Confira um balanço dos estragos causados pelo ciclone extratropical que atingiu a cidade na tarde desta terça-feira (30)

Publicado em 30/06/2020 às 23:09
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

Sem a menor sombra de dúvidas a tarde desta terça-feira, 30 de junho de 2020, ficará marcada na memória do povo brusquense, após um ciclone extratropical que deixou casas, associações, escolas e espaços públicos danificados com a força dos ventos.

Entre as localidades afetadas, é possível elencar as regiões onde os efeitos foram mais intensos. A maioria das fotos utilizadas abaixo foram enviadas por jornalistas da região, por leitores de Portal da Cidade Brusque e internautas.

Balanço

O Cemitério Municipal Parque da Saudade, no bairro Azambuja, foi uma das áreas afetadas pelas fortes rajadas de vento causadas pelo ciclone extratropical.

No local há diversas árvores de grande porte, que mesmo com o tamanho e força, não resistiram e foram parar ao chão, assim como os postes. Ambos, inclusive, caíram sobre alguns túmulos.


Foto: Reprodução

Pela segunda vez no Fort Atacadista a "vítima" foi a placa com o nome do estabelecimento. Novamente ela desabou, fato que já havia ocorrido anteriormente em outra forte chuva.

Como mostram as imagens, a placa caiu sobre o estacionamento. Porém, felizmente, nenhum veículo foi atingido.


Foto: Reprodução

O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) também foi atingido pelo ciclone extratropical, que fez com que parte da estrutura do estacionamento caísse sobre os veículos que ali estavam.

Foi possível observar, também, os danos no prédio da instituição. Um dos vidros acabou estourando e os resquícios ficaram na parte de dentro. Além disso, outra localidade ao lado do prédio da universidade teve seu teto arrancado pela força do vento.


Foto: Reprodução


Foto: Unifebe

As letras H, O e T do letreiro principal do Blue Tree Hotel, antigo Hotel Innovare, foram arrancadas e caíram na rua lateral, em frente ao Subway.

A equipe que trabalha no local agiu de imediato para recolher as partes do letreiro que foram ao chão.


Foto: Reprodução

Talvez uma das imagens mais chocantes foi a dos estragos na Sociedade Esportiva Bandeirante. Algumas árvores de grande porte caíram, assim como parte da estrutura de segurança do campo de futebol.

A parte da academia e do tênis também foi afetado. Além disso, a associação suspendeu todas as atividades que estavam previstas para ocorrer na tarde desta quarta-feira (1).


Foto: Sociedade Esportiva Bandeirante


Foto: Sociedade Esportiva Bandeirante

Outras localidades em Brusque


Posto no bairro Azambuja. Foto: Reprodução


Terminal Urbano. Foto: Reprodução


Placa da Toalhas Appel. Foto: Meliza Godoy


Estragos no bairro Centro. Foto: Reprodução


Creche na rua Nova Trento. Foto: Reprodução

Os estragos em Santa Catarina


Itajaí. Foto: Reprodução


Blumenau. Foto: Lucas Prinz


Concórdia. Prefeitura Municipal de Concórdia


Rio do Sul. Foto: Arquivo pessoal


Ilhota. Prefeitura Municipal de Ilhota


Balneário Camboriú. Foto: Reprodução


Guabiruba. Foto: Corpo de Bombeiros


Chapecó. Foto: Prefeitura de Chapecó

Fonte:

Deixe seu comentário