Portal da Cidade Brusque

Paralisação

Professores de Brusque aderem à greve nesta terça-feira (23)

Mobilizações aconteceram em diversas cidades do Estado

Publicado em 23/04/2024 às 19:16

(Foto: Divulgação )

Professores da Escola Dom João Becker, em Brusque, entraram em greve nesta terça-feira (23), para reivindicar demandas como reajuste salarial e priorização da educação básica.

Os professores que aderiram a paralisação, caminharam até a CRE, Coordenadoria Regional de Educação, para entregar o documento oficial de início da greve.

Desde a manhã, mobilizações aconteceram em diversas regiões de Santa Catarina. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) acredita que a adesão foi de aproximadamente 30%.

Em Florianópolis, a mobilização aconteceu nos dois acessos do Instituto Estadual de Educação (IEE), a maior escola estadual de Santa Catarina, com ações de panfletagem e cartazes.

Em Criciúma, no Sul, cerca de 60 profissionais da educação se reuniram em frente ao Cedup Abilio Paulo, na Avenida Universitária, unidade que atende cerca de 2 mil estudantes. Um horário especial foi montado e todos os setores seguiram funcionando com 50% da capacidade.

Em Blumenau, os profissionais da educação se reuniram na Rua XV, na região central da cidade.

Veja algumas reivindicações do Sinte:

- Definição de data para novo concurso público;

- Retirada de desconto de 14% sobre os aposentados;

- Reajuste salarial;

- Garantia da hora-atividade (tempo de trabalho dos professores feito em horários alternativos);

- Descompactação da tabela (sem salários iguais para diferentes posições da carreira e ganhos conforme o trabalhador avança com sua formação ou tempo no serviço público);

- Mais investimentos na educação e na estrutura das escolas.

Não há previsão para o fim da mobilização, segundo o sindicato.

Fonte:

Deixe seu comentário