Portal da Cidade Brusque

Reivindicação

Após morte de ciclista, grupos organizam ação por respeito no trânsito, na sexta

Concentração acontecerá em frente à prefeitura e seguirá até a rua Primeiro Maio; Ciclistas pedem instalação de tachões na via.

Publicado em 12/09/2019 às 01:33

(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal )

A morte precoce do adolescente, Diego Vischeski (17), na última quarta-feira (11) gerou comoção entre os brusquenses. Diego foi atingido frontalmente por uma moto, enquanto trafegava pela ciclovia na rua Primeiro de Maio, em Brusque.  

O condutor da moto vinha no sentido contrário ao de Diego, e atingiu o menino ao tentar realizar uma ultrapassagem indevida, em região de curva e faixa contínua.

O caso de Diego não é o único. No mesmo dia, um outro acidente envolvendo um ciclista também foi registrado na mesma via, porém sem vítima fatal. Já na região, um ciclista, de 14 anos, colidiu com um caminhão e também foi a óbito. A ocorrência foi registrada na cidade de São Joaquim, nesta terça-feira (10).

Agora, representantes do Fórum da Bicicleta juntamente com o grupo denominado Massa Crítica Brusque e Brusque Bike, organizam uma manifestação pacífica entre os ciclistas a fim de promover a paz e o respeito no trânsito.

O movimento não tem nenhuma liderança, pois é de comum acordo entre todos os ciclistas participantes que acreditam que nos últimos anos muitos ciclistas têm sido vítimas do trânsito.

O ato será realizado nesta sexta-feira (13) com concentração em frente à prefeitura municipal de Brusque às 19h30. A saída está prevista para às 20h com direção à rua Primeiro de Maio.

Tachões

A ciclofaixa por onde trafegada Diego está sem os tachões de segurança, equipamento utilizado para sinalizar e delimitar as vias, servindo também para a redução da velocidade em diversos locais. Tratam-se de refletivos úteis para locais que exista a necessidade de visibilidade no período noturno e em situações de pouca visibilidade para os condutores.

Segundo Yuri Goossens, um dos membros dos grupos de ciclistas que participam da mobilização, nesta sexta-feira, o pedido da instalação dos tachões já é uma reivindicação antiga dos ciclistas.

Ele explica que desde que a rua primeiro de maio foi revitalizada, os pedidos de tachões não foram atendidos até o momento. “Em abril de 2018, nós fizemos um passeio cobrando esses tachões de volta e desde que foi feita a reforma, nós temos cobrado isso, porém nada foi feito até o momento”, relata. “É lamentável que tenha que morrer alguém para tomar uma previdência”, complementa.

O tenente-coronel do 18º Batalhão de Polícia Militar da região de Brusque, explicou que a faixa em que o adolescente transitava estava mal demarcada e com a pintura desgastada, de forma que o espaço não ficava em evidência.

“Os tachões com certeza aumentariam a segurança dos ciclistas naquele espaço e deixaria evidente que aquele espaço era dele. Da forma que está ali está muito mal sinalizado e precário”, disse o tenente-coronel.

Campanhas de conscientização

Yuri acredita que é necessário que haja ainda mais conscientização por parte da população. “O motorista precisa ter consciência que deve tomar cuidado com os ciclistas. A ideia é essa. Tanto ciclistas, quanto motoristas estão errados, mas não se vê ação para educar o pessoal”, relata.

Já o tenente-coronel da Polícia Militar, Otávio Ferreira, explicou que são desenvolvidas campanhas de conscientização junto à população, bem como ações de fiscalização. Entre elas, figuram palestras educativas em todas as escolas (tanto públicas quando privadas) e também em empresas, com o apoio da GTB e da Polícia Civil, além da campanha educativa “Transitolândia”.

“Realizamos a fiscalização de trânsito no dia a dia, tanto na fiscalização quanto na prevenção. O trabalho que tem causado o maior impacto e mudança de posturas é primeiramente a fiscalização e a educação. Infelizmente, o cidadão é ainda muito imaturo”, finalizou Otávio.


Fonte:

Deixe seu comentário