Portal da Cidade Brusque

Família Cristã

Câmara sedia abertura da VIII Semana da Família

Evento promovido pelo Grupia foi realizado nesta terça-feira no plenário do Legislativo

Publicado em 17/05/2018 às 04:49

(Foto: divulgação)

A Câmara Municipal de Brusque sediou, na manhã desta terça-feira (15), a abertura da VIII Semana da Família, promovida pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) com o tema “Família e cultura: a educação de crianças de jovens num mundo relativista” e o lema “Família cristã, uma luz para a vida em sociedade”. O vereador Paulinho Sestrem (PRP) presidiu a solenidade.

O professor José Francisco dos Santos, graduado em filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe), especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) proferiu a conferência magna do evento, discorrendo sobre a temática central da Semana da Família 2018.  

"Como legislador e representante do povo brusquense, não poderia deixar de citar o que diz a Constituição Federal sobre a família, em seu Artigo 226: ‘A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado’. Aristóteles, na sua visão de origem do Estado, afirma que as necessidades inatas do homem são respondidas, em primeira instância, pela família. É nela que aprendemos a compreender e a nos situar no mundo. Com ela, formamos a nossa entidade social de valores, ética e moral. É no seio familiar que são definidos os nossos princípios, o certo e o errado. É no lar que se aprende o respeito pelo próximo, bons hábitos, amor, lealdade e honestidade. É em casa que o caráter é moldado, onde as crianças desenvolvem a personalidade e aprendem a administrar os sentimentos. Os resultados, invariavelmente, serão refletidos na sociedade”, afirmou Sestrem ao defender a importância da família para a construção de uma sociedade saudável e equilibrada. “A situação que estamos vivendo é caótica e nos causa certo temor, mas não podemos entregar os pontos, precisamos tomar posições e cada um fazer a sua parte”.     

Religiosos conduziram momentos de oração durante a sessão solene. O público foi convidado a rezar o Pai Nosso e a cantar a Oração da Família, do padre Zezinho. Juntos, padres e pastores invocaram a benção de Deus sobre os presentes e sobre todas as famílias.

Compuseram a mesa diretora dos trabalhos, além de Sestrem, o padre Alvino Introvini Milani, homenageado durante a sessão com uma Comenda Honorífica e um diploma de Amigo da Família; a diretora do Foro da Justiça Estadual da Comarca de Brusque, juíza de Direito Iolanda Volkmann; o padre Magnos José Baron Caneppele, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga; o pastor Edélcio Tonio Tetzner, pároco da Paróquia Bom Pastor da Igreja Luterana; o pastor Marcos Antônio da Silva Fagundes, presidente do Conselho de Pastores de Brusque (Copab); o professor José Francisco dos Santos; a secretária municipal de Educação, Eliane Aparecida Busnardo Buemo; o diretor da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e representante da Acibr no Grupia, Marlon Sávio Sassi; e o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, vereador Marcos da Rosa (DEM). O vereador de Brusque José Zancanaro (PSB) também participou. A condução do evento este a cargo do mestre de cerimônias Paulo Vendelino Kons, um dos idealizadores do Grupia e da Semana da Família.  


Fonte:

Deixe seu comentário