Portal da Cidade Brusque

Causa animal

Cão vítima de maus-tratos é resgatado, em Brusque, mas não resiste

O animal vinha sendo monitorado pela Acapra, que fez o resgate na última sexta-feira. Pelo estado de saúde do animal, ela acabou morrendo em tratamento

Publicado em 23/01/2023 às 15:19
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal)

Voluntários da Acapra fizeram o resgate de uma cadela da raça golden, na última sexta-feira (22). O caso, indicado para a ONG como vítima de maus-tratos, não andava e tinha ferimentos próximos da cauda, além de apresentar estado considerado crítico de anemia.

Devido às limitações alternativas de casa de passagem e recursos financeiros, a ONG fazia o monitoramento do caso. Nos últimos dias, segundo as informações monitoradas pela presidente da Acapra, Jéssica Ricardo, o quadro do animal havia piorado, motivando a atuação dos voluntários.

Na sexta-feira, voluntários foram até a casa, no bairro Primeiro de Maio, e fizeram o resgate do animal, que chegou a ser levado para atendimento veterinário, mas não conseguiu resistir.

“Os veterinários acreditam, pela avaliação inicial e coletas de sangue, que ela teve uma infecção no útero. O caso se agravou, gerando o ferimento, devido às secreções”, relata. O problema de saúde, como indica a presidente, poderia ter sido evitado com a castração do animal. “Pelo menos ela morreu com dignidade, sem dor e sendo cuidado”, lamenta.


Abaixo do peso

De acordo com ela, o animal estava na condição há cerca de 3 dias, estimativa descartada pela presidente. “Ele alega que cuidava bem, mas pedimos a carteira de vacinação e a última havia sido dada no ano de 2010. Ele mesmo alegou que não havia levado ela no veterinário. Infelizmente ela morreu por pura negligência do tutor, que era quem deveria cuidar dela”, descreve

Outro indicativo da condição do animal era o peso que o animal tinha no momento do resgate. Enquanto um cão golden macho, em média, pesa entre pouco mais de 30 quilos e, a fêmea, pouco mais de 25 quilos, a cadela resgatada estava com cerca de 14 quilos. Um boletim de ocorrência foi feito sobre o caso. No mesmo imóvel, também há um labrador, sem sinais de maus-tratos e que será monitorado pela ONG.


Doações

Quem quiser auxiliar na atuação da Acapra pode fazer doações via PIX. Toda a prestação de contas das arrecadações é feita pelas redes sociais da ONG (@acaprabrusquesc) e da própria presidente (@jessica.ricardo_). A chave PIX é o telefone 47999911652, em nome de Jéssica Ricardo.


Fonte:

Deixe seu comentário