Portal da Cidade Brusque

Brusque

Conferência Municipal de Saúde é nesta quarta-feira na Unifebe

Evento acompanha o tema nacional “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”

Publicado em 21/03/2023 às 13:27

(Foto: Divulgação)

Um importante momento de reflexão e apresentação de propostas por toda a sociedade para contribuir com o processo de melhoria na qualidade dos serviços públicos de saúde. Isso é o que ocorre nesta quarta-feira (22), na Unifebe, das 08 às 17 horas, com a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Brusque. O evento é organizado pela Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (Comusa).

A conferência é um dos principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde no município, bem como do controle social e da fiscalização da execução de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). E neste ano traz como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Além das discussões dos quatro eixos temáticos em debate, outro importante momento da conferência será a palestra “Consolidação da Atenção Primária e do Controle Social para o fortalecimento do SUS - a construção do amanhã inicia hoje!”, ministrada pela Dra. Fernanda Manzini. Ela é graduada em Farmácia, especialista em Saúde da Família/modalidade Residência, mestre e doutora em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra desde 2008 o Grupo de Pesquisa Políticas e Serviços Farmacêuticos da UFSC. Coordenadora de projetos da Escola Nacional dos Farmacêuticos.

Para antecipar o debate e compor a pauta de discussões nos quatro eixos temáticos da conferência, a comissão organizadora leva para o evento uma série de propostas enviadas pelos moradores da cidade via formulário on-line disponibilizado ao longo da última semana.

O evento é aberto à participação de toda a comunidade, incluindo representantes dos diversos segmentos da sociedade civil: movimentos sociais; trabalhadores de saúde formais e informais, associações, sindicatos, setor empresarial, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, organizações não-governamentais e representantes do poder público municipal.

Cabe ressaltar que o prazo para inscrição nas 75 vagas para participação on-line foi encerrado na segunda-feira (20). Para a participação presencial no evento, na Unifebe, são 74 vagas, com credenciamento no local, nesta quarta-feira (22), a partir de 08 horas, com estacionamento gratuito aos participantes.


Quatro eixos discutidos

A partir do tema principal, a conferência vai ter os seguintes pontos de debate:

I. O Brasil que temos. O Brasil que queremos

Para que possamos fazer novas manhãs de Brusque e do Brasil que queremos, é fundamental traçar um panorama do município que temos, e entendermos qual é a nossa situação atual, quais são nossas necessidades e demandas, e de quem são as responsabilidades para chegarmos ao novo panorama.

II. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas

A saúde como direito humano, previsto na Constituição, integrante da Seguridade Social e organizada por meio do SUS, nos remete a um Estado Democrático de Direito que oportuniza o acesso através de políticas públicas, voltadas às necessidades de saúde das pessoas com toda sua diversidade e pluralidade.

III. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia

A saúde resulta do cuidado prestado em redes e serviços, e por políticas econômicas e sociais que a promovam. O SUS, como expressão da realização do direito humano à saúde, é considerado a maior política de inclusão social, amparado nos seus princípios e diretrizes fundamentais – sistema universal de saúde e da determinação social da saúde.

IV. Amanhã será outro dia para todas as pessoas

O município e o país que queremos são lugares de justiça social, de inclusão, de democracia, de liberdade e de um SUS forte. A vida que abarca a saúde que queremos não está apenas no corpo como pele, ossos e órgãos. A vida inclui as sensibilidades, os sentimentos, os afetos, os desejos e os pensamentos, como também a história e as ancestralidades.


Fonte:

Deixe seu comentário