Portal da Cidade Brusque

Solidariedade

Doação de 41 bombas elétricas beneficia Instituto Catarinense Anjos do Peito

Equipamentos serão emprestados para mães doadoras de leite materno e alugados a preço simbólico para mães de baixa renda

Publicado em 15/01/2020 às 08:12
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Reprodução)

O ano já começou com novidades no Instituto Catarinense Anjos do Peito, que recebeu esta semana 41 bombas elétricas para retirada de leite materno. O recurso para a compra dos equipamentos foi doado no final de 2019, com o valor arrecadado em uma cavalgada por um grupo de amigos. 

“A doação foi foi feita pelos cavaleiros que participaram da Cavalgada realizada pelo grupo no final do ano. Ficamos muito felizes pela sensibilização deles com o trabalho realizado pela ONG”, comemora o voluntário de Comunicação e Eventos, Douglas Amorim.

Os novos equipamentos trarão diversos benefícios para as mamães que são apoiadas pela Anjos do Peito. As doadoras de leite materno terão acesso gratuito ao equipamento pelo tempo que precisarem. Já aquelas mães que precisam voltar ao trabalho e não têm condições de adquirir uma bomba poderão alugar o equipamento, pagando valores simbólicos. Os valores serão utilizados para a manutenção das próprias bombas.

“Esse modelo de bomba é automático e consegue retirar a maior quantidade possível de leite de um peito. Evidentemente, que não substitui a boquinha do bebê, que suga certinho. Mas ela facilita o processo de adaptação do bebê, que precisa do prazo de um mês para aprender a mamar corretamente”,explica a presidente da ONG, enfermeira Angelina Tarter.

De acordo com ela, o equipamento contribui para que a mãe possa retirar o seu leite com tranquilidade e facilidade, produzindo mais leite e machucando menos ou nada o seio para poder alimentar o seu bebê, como suplemento até que ele consiga por si só esvaziar o peito.

“Para as mães que trabalham fora e querem continuar amamentando, a bomba é essencial. Assim, ela pode extrair o leite e estocar para posteriormente alguém fornecer o alimento para o bebê enquanto ela trabalha”, detalha Angelina.


Equipamento de ponta

A presidente ressalta que as bombas recebidas são automáticas e de ponta. “Elas têm um custo alto para comprar e muitas mães não têm acesso - financeiramente falando - e se quebrar a manutenção também é cara. Então, vamos emprestar para as doadoras que fornecem leite para o nosso banco sem custo. Quanto ao aluguel, o preço é muito acessível. Será cerca de R$ 2 por dia e a mãe paga de acordo com suas possibilidades”, revela.

Para o empréstimo do material será preenchida uma ficha com dados pessoais. Uma voluntária da ONG fará do controle rigoroso das máquinas e das peças. Também passará todas as orientações para sua utilização na retirada.

“Precisamos cuidar bem desses equipamentos para que mais mamães sejam beneficiadas”, afirma Angelina.


Conheça a ONG

O Instituto Catarinense Anjos do Peito tem nove anos de história em Brusque (SC) e já atendeu milhares de famílias com o acompanhamento e orientação das mamães durante a gestação, a amamentação e o desenvolvimento dos bebês.

A entidade oferece serviços de manejo para o aleitamento, coleta e distribuição de leite, massagem, drenagem e puericultura. Também são realizadas orientações em grupos, palestras e cursos, sendo muitos deles fruto de parceria com empresas e entidades de classe.

A Anjos do Peito fica localizada na rua Azambuja, 789, bairro Azambuja, Brusque - SC. Para mais informações ou doações ligue (47) 47 3351-7786 ou encaminhe e-mail para contato@anjosdopeito.org.br.

Fonte:

Deixe seu comentário