Portal da Cidade Brusque

Brusque

Instalação de reservatório gera questionamento jurídico, no Souza Cruz

Apesar de rachaduras em muro vizinho, para diretor-presidente do Samae, estrutura não oferece riscos para o bairro

Publicado em 23/01/2020 às 08:23
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação)

(Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação)

A instalação de um reservatório de água pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) gerou questionamentos quanto a segurança da estrutura para moradores do Loteamento Bruschal, no Souza Cruz e do bairro Azambuja. Em fase de finalização e capacidade para 500 mil litros, ele deve começar a receber água na próxima semana.

Em vídeo e fotos divulgadas nesta quinta-feira (23) nas redes sociais, é demonstrado que um muro próximo do reservatório apresenta rachaduras e está condenado. A situação foi exposta pelo repórter Pedro Paulo Angioletti, morador próximo ao terreno. “O perigo dessa caixa d’água cair daí é enorme e o que pode acontecer é ela cair na rua Azambuja e matar muita gente”, alega.  

Na publicação, feita pela manhã, o comunicador destaca que uma correção nos danos ao muro de cerca de 25 metros, deve custar cerca de R$ 20 mil. Ele alega ter buscado representantes do poder público e do Samae para tratar sobre o tema, mas não houve um acordo e a tendência é que busque assessoria jurídica e técnica para avaliar a situação.



Samae minimiza riscos

O diretor-presidente do Same, Dejair Machado descarta que a estrutura possa sofrer algum tipo de desmoronamento. Segundo ele, visitas já foram feitas no local com engenheiros do setor e o único risco do ponto é que, sem uma manutenção adequada o muro do imóvel possa cair. “Ele não oferece nenhum risco de nenhuma maneira”.

De acordo com Machado, o local escolhido já contava com um reservatório de menor capacidade, porém mais pesado. A estrutura antiga era de concreto e deu lugar a um reservatório mais alto. O novo, afirma é mais leve por ser construído em metal.

Na avaliação de Machado, como o terreno do Samae está em um nível mais alto, a umidade do solo pode ter danificado o muro. Ele atribui o problema à falta de saídas para água e afirma não poder prestar serviços no local por não ser de responsabilidade do órgão.

Além do reservatório do Sousa Cruz, uma estrutura igual está sendo construída na Limeira. Um terceiro, com capacidade de 100 mil litros está em fase inicial de implantação, no bairro Dom Joaquim.


Fonte:

Deixe seu comentário