Portal da Cidade Brusque

Centenário

Interditado desde 2017, antigo hotel aguarda conclusão de pedido para demolição

Estrutura construída por volta de 1900, na rua Conselheiro Rui Barbosa abrigou comércio e o Hotel Schneider

Publicado em 10/04/2019 às 03:02
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação)

A rua Conselheiro Rui Barbosa deve ver mais um de seus casarões históricos ser consumido pelo tempo. Além do Schaefer, que desabou em 2016, o antigo Hotel Schneider não tem previsão de receber manutenção ou reforma. O prédio foi interditado em 2017 e, no fim do ano passado foi cercado por tapumes, por oferecer risco aos pedestres.


De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (Comupa), Eduardo Tomazoni, desde setembro de 2017, tramita um pedido para demolição do prédio. Em um primeiro momento, a solicitação foi negada e foram apresentados aos proprietários alternativas de manutenção para o local, todas negadas.


Segundo ele, nos últimos contatos feitos com os proprietários da área, não há interesse em seguir com a restauração devido aos custos envolvidos. Hoje, a área pertence à uma família do interior de São Paulo. 


Eles chegaram a apresentar laudos indicando problemas estruturais do prédio. A situação foi constatada por vistorias do Comupa e da Defesa Civil. “Acabou-se por interditar, pois, ele estava com um problema sério, principalmente na parte da frente. Foi uma forma de evitar que pudesse cair qualquer material nos pedestres”.


Condição precária

A vistoria que levou à interdição do prédio ocorreu ainda em maio de 2017, segundo o Coordenador da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis. A decisão era em caráter temporário, até que a manutenção fosse feita. Na época, foi indicado que o local deveria passar por uma avaliação de empresa especializada para a reforma.

Desde lá, segundo Reis, não foram solicitados novas avaliações para a área ou seu entorno. O trabalho, comenta o coordenador, indicou que todo o prédio apresentava problemas estruturais. Ele apresentava rachaduras, o forro estava solto e havia infiltrações.

Em contato com a Prefeitura de Brusque, a reportagem foi informada que o caso também é acompanhado pela Procuradoria do Município. Ela foi notificada quanto à situação e trabalha na defesa do município em uma eventual tramitação judicial.


Centenário

O prédio, hoje condenado, foi erguido por volta de 1903, segundo a professora de História, Jaqueline Kuhn. Ela também integra o grupo Curto Fotos Antigas Brusque, no Facebook, onde moradores e pesquisadores trocam informações e curiosidades da cidade.
Segundo Jaqueline, ele pertenceu a um comerciante que dá nome a uma importante rua de Brusque, Augusto Klapoth. O local também foi residência da família, no piso superior, enquanto as salas do térreo eram usadas para o comércio.

Com a morte do herdeiro do casarão e o novo casamento de sua esposa, o local passou a abrigar o Hotel Schneider, que operou até a década de 1980.


Fonte:

Deixe seu comentário