Portal da Cidade Brusque

MUNDO

Jovens fazem intercâmbio em Taiwan e França através do Rotary Club de Brusque

Programa de Intercâmbio Jovem promove troca de culturas e experiências tanto de quem vai para fora do país quanto de quem vem conhecer e estudar em Brusque

Publicado em 14/08/2018 às 22:23

(Foto: Rotary Club de Brusque/Divulgação)

Promover troca de experiências, culturas e conhecimento é um dos principais objetivos do Programa de Intercâmbio de Jovens dos Rotary Club. Os jovem brusquense Pedro Yago Verwiebe Erzinger, de 16 anos, vai para Taiwan, na Ásia no dia 23 deste mês. Já Guilherme Evaristo Dalpra, também de 16 anos, vai para França na próxima sexta-feira (17). Ambos fazem parte do Rotary Club de Brusque.

No distrito 4651, referente a Santa Catarina, cerca de 15 a 30 candidatos participaram do processo de seleção do intercâmbio, que acontece uma vez ao ano, geralmente no mês de março. 


A seleção

O processo consiste em responder e cumprir as exigências do edital, provas sobre conhecimentos rotarianos e atualidades, além de provas escritas e orais em inglês. As famílias dos intercambistas também passam por avaliações. Jovens de 15 a 18 anos podem participar do processo. Para se inscrever e ter acesso ao edital completo, clic no link https://intercambiorotary4651.wordpress.com/#jp-carousel-1365 

Segundo a presidente do Rotary Club de Brusque, Maria Aparecida Frainer, o programa de intercâmbio traz ao jovem responsabilidade, segurança e crescimento em sua vida pessoal, cultural, profissional e social. “O intercâmbio do Rotary transforma um cidadão comum em um cidadão do mundo”, diz Frainer.


Troca de culturas

Justamente por se tratar de um programa de intercâmbio tanto jovens brasileiros vão para outros países quanto pessoas de outras nacionalidades passam um ano estudando e morando em cidades brasileiras. O tempo de duração do intercâmbio é de um ano para que a troca entre as pessoas seja realmente profunda e transformadora. 

Um exemplo recente é o do estudante alemão Nick Schuschardt que chegou em Brusque na última quarta-feira (8). Nick faz parte do distrito 1870, referente a Alemanha, e ficará hospedado na casa de uma família rotariana de Brusque.


História

O programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club Internacional começou no início do ano de 1947 apenas como um intercâmbio de curta duração. Em Brusque o programa chegou no ano de 1980 e desde esta edição a sede do município envia e recebe, em média, dois intercambistas por ano.

Os editais do Distrito, 4651, referente a Santa Catarina, são abertos no mês de março de todos os anos. Por se tratar de um programa de longos anos, o Rotary Club de Brusque não sabe precisar quantos jovens já fizeram o intercâmbio porém, desde a sua instituição na cidade, ainda na década de 80, todos os anos jovens vem para Brusque e vão para outros países em busca desta troca de experiências. 

Fonte:

Deixe seu comentário