Portal da Cidade Brusque

Brusque

Mais de 2000 toneladas de asfalto são utilizadas em recapes no primeiro bimestre

Secretaria de Obras realizou um balanço das atividades entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024

Publicado em 26/03/2024 às 09:20

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou um extenso balanço de suas atividades entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (25), com números que chamam muita atenção.

Apenas contando as operações Tapa Buraco, no mês de janeiro foram aplicadas cerca de 207 toneladas de asfalto na recuperação de diversas ruas do município. Em fevereiro, o número saltou para 391 toneladas. Somados os dois meses, foram mais de 5 mil metros quadrados de vias recuperadas.

Principais vias recuperadas:
Rua Otaviano Rosa (Dom Joaquim): nova capa asfáltica em um quilômetro. 900 toneladas de asfalto utilizadas;

Rua David Hort (entre Dom Joaquim e Cedro Alto): nova capa asfáltica em 360 metros. 131 toneladas de asfalto utilizadas;

Rua João Victorino Mafra (Cedro Alto): nova capa asfáltica em 360 metros. 131 toneladas de asfalto utilizadas;

Rua Rodolfo Steffen (Steffen): nova capa asfáltica em 400 metros. 260 toneladas de asfalto utilizadas;

Rua Monsenhor Valentim Loch (Zantão): nova capa asfáltica em 100 metros. 80 toneladas de asfalto utilizadas.

A preparação das vias de acesso à Ponte Arquiteta Andréa Volkmann também teve uma atenção especial neste período. Ao todo, foram instalados 160 tubos, de diversos diâmetros, para a drenagem da via. Foram confeccionadas, ainda, 25 novas bocas de lobo.

Os dados compilados relativos ao serviço de patrolamento também são chamativos. Em 250 ruas atendidas, foram gastos aproximadamente 1.700 toneladas de rejeito final de britagem e 100 toneladas de macadame vermelho, com um custo total de R$ 80 mil.

No que diz respeito a ruas de calçamento, foram 78 vias recuperadas, distribuídas em: 22 ruas de lajotas (407m²), 19 ruas de paver (450m²) e 37 ruas de paralelepípedo (570m²).

O sistema de drenagem do município também passou por manutenções em 187 ruas, com a utilização de 235 novos tubos de diferentes diâmetros e 1.985 tijolos. 

Se tratando de limpeza de bocas de lobo, a Secretaria de Obras reforçou a equipe que atua neste serviço, que agora conta com 12 servidores, trabalhando de forma programada e emergencial, fazendo a limpeza de uma média de 70 bocas de lobo por dia. Entre janeiro e fevereiro de 2024 foram limpos mais de 2.500 bueiros.

Outro ponto trabalhado pela secretaria de Obras foi o paisagismo, com o plantio de 88 árvores frutíferas entre a unidade da escolar Hilda Anna Eccel e a Avenida Dom Joaquim, em parceria com a Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Botuverá e Região (APIBO).

Esta área recebeu diversos mutirões de limpeza, incluindo a Praça no Jardim Maluche, com limpeza, roçada, poda de árvores e manutenção dos brinquedos na Praça José Celso Bonatelli. 

Equipes com 29 conserveiros foram convocados para somar com as equipes de limpeza, que utilizaram ainda dois caminhões com dois ajudantes cada, um caminhão pipa com um ajudante, uma retroescavadeira, uma bobcat (mini escavadeira), nove servidores fixos no bairro central, quatro servidores para a poda de árvores, dez roçadoras oriundas de empresa terceirizada e um veículo com motorista e ajudante para a limpeza de 375 lixeiras dos espaços públicos.

A respeito dos serviços realizados no período, o diretor-geral da secretaria de Obras e Serviços Urbanos Marcos Deichmann fez uma análise sobre como esse trabalho foi concebido.

“Quando assumimos os trabalhos na secretaria na metade do ano 2023, nós abraçamos e enfrentamos vários desafios, onde o principal foi reorganizar toda a estrutura administrativa e operacional da pasta sem parar às frentes do trabalho. Nós tivemos pela frente a questão das cheias no final do ano, que trouxeram prejuízos milionários à nossa cidade, fazendo com que triplicássemos nossa demanda de serviços e de orçamento. Mas conseguimos dar a volta por cima e, além das manutenções, conseguimos manter todas as frentes de trabalho para novas obras. O trabalho não parou em nenhum momento”, disse Deichmann.

“Várias frentes de trabalho estão em pleno vapor neste momento, garantindo a continuidade dos serviços. E não tenho dúvidas que este ano de 2024 teremos muitas melhorias em nossa cidade, assim como muitas novas obras executadas”, finalizou Marcos Deichmann.

Fonte:

Deixe seu comentário