Portal da Cidade Brusque

Comemoração

Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr celebra Dia Mundial do Pão

Data foi comemorada com uma Missa de Ação de Graças e distribuição de pães para a comunidade

Publicado em 15/10/2019 às 06:23

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação)

A noite do domingo, 13 de outubro, foi especial para o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). Isso porque foi realizada na Igreja Matriz, da Paróquia São Luís Gonzaga, a Missa de Ação de Graças alusiva ao Dia Mundial do Pão.

A data, celebrada oficialmente no dia 16 de outubro, é comemorada todos os anos pelo Núcleo que, também realiza a distribuição de pães na celebração e em diversas comunidades de Brusque e região. 

A missa contou com a presença de integrantes do Núcleo, diretores da ACIBr, associados e demais pessoas da comunidade. 

Simbolismo 

A cerimônia foi presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, que falou sobre a importância do pão, que tem um grande significado na fé cristã. “O próprio Jesus ‘se fez pão’ para alimentar toda a humanidade, o que é celebrado através da Eucaristia. Assim, a celebração da missa sempre tem como centralidade o Pão Eucarístico, junto com o Pão da Palavra, que é o alimento espiritual. E sempre que o padre apresenta o pão nas missas, ele faz a oração onde agradece a Deus ‘pela bondade do pão que nos concede, que é fruto da terra e do trabalho humano’. E é um pouco isso que precisamos recordar, que o pão não é somente a conquista do nosso esforço, do nosso trabalho, mas também um dom da natureza, e sinal da bondade de Deus”, destacou. 

Ao longo da missa, o pároco também enalteceu a importância da gratidão, de agradecermos diariamente a infinita bondade de Deus em nossas vidas, simbolizada também através do alimento.

“Muitas vezes nos alimentamos sem agradecer, e como temos alimento em abundância nos esquecemos da bondade de Deus, da solidariedade a muitas pessoas que não têm o alimento, e que às vezes até desperdiçamos. E Jesus nos ensina a termos o ‘Pão Nosso de cada dia’, que é o necessário para vivermos, sem exageros”, completou. 

Por fim o padre ressaltou a ação do Núcleo, que partilhou o pão nas comunidades e leva não só o alimento, mas a união da comunidade de Brusque e região. “A Igreja faz parte da sociedade e sempre pede para que cada cristão também seja um bom cidadão. E é algo muito bonito, vermos diversas empresas ligadas em um mesmo projeto, junto a Associação Empresarial, mas também na dimensão da Igreja, da fé, em se unirem para fazer as pessoas refletirem sobre o essencial da vida, sobre a importância da alimentação, e o significado do pão. E a Igreja valoriza isso, e cede este espaço, pois somos parceiros no mesmo projeto, que é promover vida, e a vida em abundância”, acrescentou.   

Oferta 

Ao final da celebração, o Núcleo realizou a distribuição de dezenas de pães, que também foram abençoados pelo pároco. 

Ao todo, este ano o Núcleo irá distribuir mil pães, não só na Paróquia São Luís Gonzaga, mas também na Igreja Calvário, Paróquia São Sebastião (Limoeiro) e também na Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Guabiruba). Todas as panificadoras do Núcleo contribuíram para a produção e distribuição dos pães, que contam também com uma embalagem personalizada. “É uma honra muito grande podermos celebrar esta data, de um alimento que produzimos diariamente e alimenta tantas pessoas. Todos produzem com muito amor e alegria e esta é uma forma de agradecermos a Deus e também de levarmos para diversos lares este alimento abençoado”, declara a vice-coordenadora do Núcleo, Emily Dognini. 

Para a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, poder acompanhar a celebração e também a distribuição dos pães, foi um momento especial. “Hoje foi um dia muito abençoado. A celebração foi linda, com o Núcleo presente, com a bênção dos pães distribuídos, além da bênção dada às crianças, pelo dia 12 de outubro, lembramos também de Nossa Senhora Aparecida. E é muito importante prestigiarmos o trabalho do Núcleo, que é tão organizado, e em estarmos presentes nesta parte da espiritualidade, comungando com toda a comunidade”, considerou. 

Confira as empresas participantes do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr: 

-Sol Panificadora e Confeitaria 

-Cafeteria e Panificadora Limoeiro 

-Panificadora e Confeitaria Sodepan 

-Theichmann Pães e Doces 

-Panificadora Danine 

-Panificadora e Confeitaria Panissa 

-Sassipan Panificadora e Confeitaria 

-Panificadora e Confeitaria Guabiruba 

-Panificadora Moriá 

-Panificadora Zen 

-Carolina Josefina Boutique de Pães e Doces

Fonte:

Deixe seu comentário