Portal da Cidade Brusque

Encontro

Palestra com auditor fiscal da Receita Federal reúne grande público em Brusque

Evento foi promovido pelo Núcleo de Empresas Contábeis da ACIBr

Publicado em 17/04/2024 às 14:15

(Foto: Bárbara Sales/Ideia Comunicação)

Cerca de 200 pessoas acompanharam a palestra sobre a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), promovida pelo Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr).

Ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal, Eduardo Tanaka, a palestra foi realizada na tarde desta terça-feira (16) no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), e teve como objetivo trazer orientações importantes aos empresários de Brusque e região sobre a distribuição de lucros e o sistema de inteligência que a Receita Federal utiliza para fazer o cruzamento de informações.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Direito Constitucional, Eduardo Tanaka é auditor fiscal há 20 anos e foi um dos desenvolvedores do sistema EFD-Reinf utilizado pela Receita Federal.

Conhecimento em prática
Na palestra, ele fez uma abordagem prática sobre as principais dúvidas que empresários e contadores têm sobre o tema, focando, principalmente, na praticidade do dia a dia do profissional contábil.

De acordo com ele, um dos objetivos da Receita Federal é a educação fiscal, por isso, faz questão de participar de eventos como o promovido pelo Núcleo de Empresas Contábeis.

“Sabemos do papel fundamental dos profissionais que lidam com isso no dia a dia. É importante que eles conheçam os sistemas, não apenas da Receita Federal, mas de todos os órgãos, para que consigam prestar as informações de forma correta, sem erros, e sem prejuízos para eles ou seus clientes”, pontuou. 

A coordenadora do Núcleo de Empresas Contábeis, Cristina Zuqui, afirma que a palestra superou as expectativas. De acordo com ela, o objetivo era atrair os empresários de Brusque e região para que pudessem ouvir da Receita Federal um pouco sobre os bastidores e quais informações os contadores declaram ao órgão.

“Foi um tema técnico, direcionado mais para os contadores, mas sabemos que o empresário também precisa entender, porque são informações relacionadas a sua empresa. O empresário precisa saber o que o contador está informando para a Receita Federal e como essas informações são tratadas internamente pelo órgão. Para isso, nada melhor que um auditor fiscal experiente como o Eduardo Tanaka, que conseguiu passar as informações sobre o sistema de forma clara e objetiva”.

Cristina ressalta que ao longo do ano, o Núcleo deve promover mais ações como esta, com o intuito de unir o empresário ao contador. “Pretendemos, cada vez mais, levar a informação direto ao empresário, e com certeza, teremos mais eventos como esse”.

Busca pelo conhecimento

Presente no evento, o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destaca a importância do trabalho realizado pelos Núcleos Setoriais da entidade. “É importante que nossos 26 Núcleos Setoriais provoquem essa busca de conhecimento para melhorar todo o movimento de negócios da nossa região. Com esse evento, o Núcleo de Empresas Contábeis proporcionou a todo o segmento um crescimento, fazendo com que toda a nossa região se sinta segura em contratar os serviços das nossas empresas de contabilidade”, ressaltou. 

O evento foi uma realização do Núcleo de Empresas Contábeis da ACIBr em parceria com a Receita Federal e com apoio do Sindicont, Sebrae e Sesconsc. 

Os produtos de higiene e limpeza arrecadados no evento, entregues pelo público participante, serão doados posteriormente para o Lar Sagrada Família e para o Lar Menino Deus.

Fonte:

Deixe seu comentário