Portal da Cidade Brusque

INCÊNDIOS EM BRUSQUE

“Pessoas não devem utilizar fogo na limpeza de terrenos”, diz bombeiro

Incêndios em vegetação são frequentes na cidade e causam danos ao meio ambiente. Tenente Jacson Luiz de Souza explica como eles podem ser prevenidos

Publicado em 03/06/2020 às 21:35

(Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros)

 Nos últimos meses, tem sido comum ler notícias sobre incêndios em vegetação em Brusque. Incêndios que consomem áreas significativas de terrenos e destroem o meio ambiente de diversas formas.  

De acordo com o capitão Jacson Luiz de Souza, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque, o principal motivo para esses incidentes é a ação humana que por falta de cuidados básicos utiliza queimadas para limpeza de terrenos, áreas de reflorestamento e margens de Rodovias.

O comandante diz que esses incêndios podem ser evitados e que as pessoas não devem utilizar fogo para realizar limpeza de terrenos. “É a principal forma de prevenir incêndios, aliado aos cuidados com aceiros preventivos quando inevitável o uso de fogo. Não se deve realizar queimadas em dias com ventos, em épocas de estiagens e durante o inverno, quando a vegetação está mais seca. Não jogar xepas de cigarro e não abandonar garrafas de vidro também são medidas preventivas”, explica.

Nesses incêndios, as guarnições costumam usar água, batedores e sopradores para combater as chamas, dependendo das condições do terreno.

Souza lembra que antigamente, na agricultura, essas limpezas de terreno e terras com queimadas eram muito comuns, mas que essa prática, hoje em dia, já é obsoleta. “Hoje em dia não se justifica mais, pois existem outros meios mais adequados. Cada incêndio que atinge uma nascente de água causa sérios danos nessa equação de preservar fontes de água, principalmente em época de estiagem, além dos animais que temos encontrados mortos em decorrência dos incêndios”, exemplifica.

Os Bombeiros tem acionado a Polícia Militar quando é identificado o causador do incêndio. A Defesa Civil do município também é informada, já que vigora atualmente um decreto municipal que trata da crise hídrica pela qual passa a cidade de Brusque. “Entendemos que deveria haver uma fiscalização mais rigorosa para coibir essa prática, com multas severas aos causadores, bem como o apoio da população no sentido de não utilizar a queima para limpeza e também no sentido de denunciar quem se utiliza dessa prática”, afirma o comandante.

No final do mês passado, quatro incêndios simultâneos em vegetação ocorreram na cidade. Em abril, um incêndio no limite entre Brusque e Botuverá causou dor de cabeça na população. Apenas alguns exemplos de como a ação humana pode causar danos irreparáveis à natureza.



Fonte:

Deixe seu comentário