Portal da Cidade Brusque

Inovação

Conheça projetos brusquenses que são destaques no programa NaSCer, da Fapesc

Inscrições para a edição de 2020 foram prorrogadas até o dia 20 de julho

Publicado em 13/07/2020 às 04:47

(Foto: Portal da Cidade Brusque)

Você tem aquela ideia genial, mas por algum motivo ainda não conseguiu tirar ela do papel? Então talvez você precise conhecer o Programa NaSCer, uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae SC). 

Através da iniciativa, projetos de negócio dos mais variados podem receber pré-incubação, convertendo conhecimento tecnológico em novos produtos, processos ou serviços aptos para a introdução e exploração no mercado.  

Em 2020 ocorre a segunda edição do NaSCer. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as inscrições foram prorrogadas até o dia 20 de julho, uma segunda-feira. As propostas devem ser submetidas no site www.fapesc.sc.gov.br. 

A pré-incubação dos projetos aprovados ocorrem em locais chamados de cocreationlabs, ambientes colaborativos voltados para pessoas que tenham ideias nas áreas de economia criativa com potencial de gerar novos empreendimentos. 

“O objetivo é colocar a ideia no papel, pois, as vezes, o empreendedor tem uma ideia maravilhosa, mas não soube tirá-la do papel para transformá-la em negócio. Queremos pegar CPFs e transformar em CNPJs”, explica o coordenador da rede CocreationLab e professor de design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Salomão Ribas Gomez.  

Durante cinco meses, os projetos escolhidos recebem treinamentos, mentorias, cursos, palestras e todo o suporte para colocar a ideia em execução. Para o professor Gunther Lother Pertschy, apoiador do programa Nascer e presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação, o retrospecto de Brusque surpreendeu em 2019. 

“Pra segunda edição esperamos que esse número continue desta forma e que tenhamos vários projetos de interesse da sociedade, para que a gente possa contribuir para a entrada de organizações e novos empreendimentos”, finaliza. 

Gunther e Luiz Salomão, em entrevista à Portal da Cidade Brusque

Brusque é destaque 

Na edição de 2019, dois projetos obtiveram destaque no Pólo NaSCer Brusque: trata-se do projeto educacional Futura Ludum e da plataforma Local Run.  

O primeiro case é de Thamise Pinotti Barros e Rafael Pinotti. Conforme os idealizadores, o objetivo do Futura Ludum é transformar e revolucionar a educação, trabalhando conceitos de inteligência emocional com jovens do ensino médio, aliando sempre a tecnologia nos ensinamentos. 

“Nós dois temos filhos em idade escolar, já entrando no ensino fundamental. Então, observando eles na prática e pensando na trajetória, percebemos algumas lacunas que não são preenchidas”, avalia Thamise. “Inteligência emocional e tecnologia principalmente, já que são coisas que não são abordadas na escola. Desde o ano passado temos vislumbrado essa ideia de ensinar isso para essas crianças de um jeito atrativo”.

Rafael, desenvolvedor, explica que o projeto funcionará com a metodologia “maker”. No bom português, o bom e velho “botar a mão na massa”. “A gente vai lançar desafios para o jovem, apresentar algumas ferramentas, e dentro dessas ferramentas eles vão pesquisar, estudar e resolver desafios de matemática, física, robótica, programação, tudo isso num escopo onde eles são protagonistas”.

O Futura Ludum já está com um projeto piloto em andamento. Porém, diante do cenário de escolas fechadas por conta do novo coronavírus, ainda não há previsão para lançamento.

Local Run

Em um primeiro momento, o objetivo do aplicativo Local Run era unir em duas pontas os corredores amadores e os lojistas que vendiam produtos relacionados à prática esportiva. Após receber a pré-incubação pelo Projeto Nascer, o foco mudou e agora a aplicação idealizada por Milton Augusto Pinotti visa congregar corredores e especialistas da área, como nutricionistas, personal trainers, dentre outros profissionais de saúde.

“Estamos em fase de conclusão do MVP (mínimo produto válido). Trata-se da primeira versão para a gente poder colocar em fase de testes. Nós vamos começar localmente, mas é um projeto que estará disponível para qualquer profissional de saúde e para qualquer atleta que quiser utilizar”, avalia.

Idealizadores do Futura Ludum e do Local Run

Você acompanha mais detalhes sobre o projeto NaSCer na edição desta quarta-feira (15) do programa Brusque Repórter.


Fonte:

Deixe seu comentário