Portal da Cidade Brusque

Conscientização

Feirão do Imposto 2018 impacta cerca de 65100 brusquenses

Confira o balanço de todas as ações realizadas pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Acibr

Publicado em 21/05/2018 às 05:31
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Se o objetivo do Feirão do Imposto 2018 era conscientizar a população brusquense sobre a altíssima carga tribuária incidente nos produtos e serviços, é possível dizer que tal meta foi alcançada com méritos. Através das diversas ações preparadas pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), milhares de pessoas foram atingidas nos últimos dias.

De acordo com estimativas divulgadas pelos organizadores do Feirão, apenas com a entrega de folhetos explicativos, entrevistas nas rádios, postagem nas redes sociais e inserções nos jornais, foram cerca de 30000 pessoas atingidas. 

A estimativa ainda contabiliza cerca de 100 estudantes impactados com as palestras que foram realizadas pelo Observatório Social de Brusque e Região (OSBr), no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e, também, na Unidade Brusque do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Um dos pontos altos do Feirão do Imposto 2018 foi a venda de gasolina sem tributos realizada no Posto Havan, no último sábado (19). De acordo com as informações divulgadas, cerca de 340 pessoas aproveitaram para abastecer seus veículos com o benefício do combustível mais barato. A ação, porém, impactou cerca de 1500 cidadãos.

Número semelhante de pessoas, cerca de 1300, puderam aproveitar para comprar o famoso pãozinho francês sem a carga tributária incidente. A ação, que também se deu no sábado, Dia D do Feirão, reuniu as padarias pertencentes ao Núcleo das Panificadoras da ACIBr.

Ainda no Dia D, a Concessionária Uvel, em Brusque, realizou o içamento de um veículo Onix com um guindaste. O carro ficou exposto junto de um banner, que mostrou o seu preço com imposto e o seu preço sem imposto, obviamente muito mais em conta.

Os telões de LED espalhados pela cidade também fizeram bastante sucesso. Através de parceria com a empresa Alvo Digital, foram aproximadamente 22 mil pessoas impactadas com o impostômetro sendo transmitido em tempo real, mostrando quanto o município, o estado e o país arrecadavam em tempo real com os tributos.

Por fim, no Shopping Gracher, local onde foi criada uma loja com produtos fictícios, também causou bastante conscientização em todos que por lá passaram. De acordo com a organização do Feirão do Imposto, cerca de 10000 pessoas passaram pelo local, totalizando um número de 65100 cidadãos atingidos.

"Entendemos que apesar de não resolver de imediato a situação da imensa carga tributária que recai sobre nossos produtos e serviços, temos que sempre trazer o assunto à tona, para que os legisladores se sintam continuamente pressionados a mudarem esse panorama econômico do país. Não podemos nunca estar na zona de conforto", ressalta Daiane Rossano, coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores da Acibr, entidade organizadora do Feirão.

Jackson Mensor, que liderou as ações do Feirão do Imposto 2018, corrobora as palavras de Daiane. Para ele, mais nocivo do que as taxas tributárias, é o retorno quase que insignificante desses recursos em benefícios para a população. "Pouco retorna. E quando retorna, é com serviços de baixíssima qualidade. É preciso combater essa situação, que só tende a piorar caso nada seja feito", finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário