Portal da Cidade Brusque

SOCIEDADE

Representatividade feminina cresce no mundo do empreendedorismo

Atualmente cerca de 24 milhões de mulheres empreendem no Brasil. Para entrar ou se manter no mercado, muitas recorrem ao serviço de mentoria

Publicado em 19/11/2020 às 06:14

Siomara Marquetti presta mentoria para publico feminino empreendedor

Nesta quinta-feira, 19 de novembro, é comemorado o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. Neste ano, o cenário econômico para elas foi ainda mais desafiador. Pesquisa divulgada pelo Sebrae mostra que os negócios liderados por mulheres foram mais impactados com a crise do Coronavírus, sendo que 52% dos negócios tocados por elas foram afetados de forma temporária ou definitivamente pela pandemia, contra 47% das empresas gerenciadas por homens.

O levantamento mostrou ainda a dificuldade que as empreendedoras têm no acesso ao crédito. Entre as donas das empresas entrevistadas, 44% afirmaram que jamais buscaram empréstimo em bancos, contra 38% dos homens. Outro dado importante é quanto a perda de renda. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), no primeiro trimestre de 2020, o número de mulheres que perderam o trabalho foi 25% maior que o de homens, aumentando a probabilidade de busca pelo empreendedorismo. 

Josiele Caetano Gonsalves (39) abriu seu primeiro negócio em agosto de 2019 e logo nos primeiros meses de atuação já teve que lidar com as restrições impostas pela pandemia. Para não perder o foco nos resultados e manter a Bfashion Moda Brechó aberta, apostou na contratação de um serviço de mentoria. 

“Minha criação foi muito voltada para trabalhar em empresas. Empreender é trabalhoso, pois faz com que a gente saia diariamente da nossa zona de conforto e busque saídas e alternativas. A mentoria me ajudou muito a enxergar pontos externos, que, às vezes, achava que não eram necessários. Me ajudou a olhar outros horizontes dentro do segmento”, conta. 

Planejamento, plano de ação e acompanhamento dos resultados são alguns passos para fazer o negócio crescer, mesmo em tempos de crise, explica a mentora e coach de carreira Siomara Marquetti. Ela realiza o serviço de mentoria na região para também auxiliar mulheres empreendedoras a planejar seu negócio, definir metas, analisar o mercado e construir ações de comunicação, marketing e vendas.


 “A mentoria tem como foco ajudar a empreendedora a alcançar objetivos, aprimorando o seu negócio. O propósito é auxiliar a encontrar um caminho mais promissor, tendo como alvo o progresso e o crescimento pessoal e profissional do mentorada”, detalha Siomara.

Para ela, que é uma das coordenadoras do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Ampe de Gaspar, o Dia Global do Empreendedorismo Feminino traz a possibilidade do mercado refletir sobre a importância das mulheres para a economia do país. “Cada dia mais a mulher conquista seu espaço. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, para que haja uma situação de igualdade em uma sociedade historicamente machista como é a nossa”, avalia. 

Representatividade feminina

Atualmente, há cerca de 24 milhões de mulheres empreendendo no Brasil, contra 28 milhões de homens, conforme dados do Global Entrepreneurship Monitor. A coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Acibr de Brusque, Gisela Gracher Stieven, destaca que o crescimento e a representação da mulher no empreendedorismo não são de hoje. 

“Conforme o mercado foi mudando e a mulher foi criando corpo e se encorajando para o papel de protagonista, o resultado foi o crescimento dessa participação. Eu vejo que é um caminho sem volta, a mulher está bem posicionada, sabe o que quer. Esse crescimento é uma consequência dessa busca já há muito tempo de não ser mais coadjuvante, mas sim partícipe na linha de frente”, destaca.

Gisela também acredita que a contratação de especialistas para mentoria é uma boa opção para as empreendedoras. “Eu vejo que a mentoria é algo bom sempre, não só para iniciar um negócio ou mantê-lo. Essa troca com alguém mais experiente, alguém que possa estar junto, é um aprendizado mútuo. Essa troca de aprendizado entre o mentor e o mentorado é extremamente importante no cenário atual”, completa.

Fonte:

Deixe seu comentário