Portal da Cidade Brusque

EDUCAÇÃO

Câmara pede vistoria em traves de futebol e equipamentos esportivos das escolas de Brusque

Proposta solicita que a Prefeitura faça um diagnóstico dos equipamentos esportivos e adote medidas para evitar acidentes

Publicado em 16/07/2026 às 17:45

(Foto: Imagem gerada por IA)

A Câmara de Brusque aprovou, durante a sessão desta terça-feira (15), um requerimento que pede à Prefeitura um levantamento das condições de segurança das traves de futebol e de outros equipamentos esportivos instalados nas escolas da rede municipal.

O documento, de autoria do presidente da Câmara, Jean Dalmolin (Republicanos), também solicita que as traves e demais estruturas sejam fixadas conforme as normas técnicas de segurança, reduzindo o risco de tombamentos e acidentes com estudantes.

É importante destacar que o requerimento não determina a realização da vistoria, mas representa um pedido formal para que o Executivo faça esse diagnóstico e adote providências caso sejam encontrados problemas.

Ao defender a proposta em plenário, Dalmolin apresentou exemplos de acidentes registrados em outras cidades envolvendo a queda de traves de futebol. Entre eles, citou o caso de uma criança de 10 anos que morreu em Itajaí após ser atingida por uma trave em uma quadra pública.

Segundo o vereador, a medida busca identificar possíveis riscos antes que novos acidentes ocorram.

"Isso é um assunto extremamente urgente e coisa fácil de se resolver", afirmou.

Além das escolas municipais, Dalmolin também chamou a atenção para a importância de clubes, escolas particulares e responsáveis por quadras esportivas particulares verificarem as condições das traves e demais equipamentos.

"Com frequência, a gente escuta desses acidentes. Em muitos não acontece nada, mas outros acabam tendo esse desfecho fatal", disse.

Agora, o requerimento será encaminhado ao prefeito para análise do Poder Executivo.

Fonte: Portal da Cidade Brusque

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp