Portal da Cidade Brusque

OBMEP

Estudante de Guabiruba conquista primeiro ouro da cidade na OBMEP

Rafael Henrique Lang Duarte recebe medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, ainda hoje (2).

Publicado em 01/08/2018 às 21:01

No mesmo lugar onde quatro dos mais importantes matemáticos do mundo serão laureados com a maior honraria da área, a Medalha Fields, o aluno do 8º ano da Escola Básica Municipal Professora Anna Othilia Schlindwein, Rafael Henrique Lang Duarte, de 14 anos, e outros 575 estudantes de todo o Brasil vão receber a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP.

A premiação ocorre hoje (2) às 15h30, no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, durante o International Congress of Mathematicians, sediado pela primeira vez no Hemisfério Sul, que reúne de 1º a 9 de agosto pesquisadores de todo o mundo para acompanhar os mais destacados estudos da área.

Rafael foi um dos 11 alunos catarinenses a conquistar o ouro na 13ª edição, realizada em 2017 com mais de 18 milhões de participantes do Brasil. É o primeiro ouro que Guabiruba conquista na Olimpíada, competição realizada desde 2005 pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática). Esta é a maior olimpíada estudantil do país, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Rafael confidencia que está ansioso. Além de ser a primeira viagem de avião que irá fazer, é a realização de uma meta que se propôs ao conquistar a medalha de prata na edição anterior da olimpíada. “Naquela época ele disse: diretora, eu vou trazer o ouro para a nossa escola”, orgulha-se a diretora, Luciana Voss Dallabeneta, reforçando a importância da conquista para incentivar outros estudantes a seguirem o mesmo caminho.

O estudante guabirubense conta que gosta da lógica e que está feliz. “Sempre gostei mais de matérias como geografia e história. Poderia citar todos os países do mundo, capitais, bandeiras e um pouco da história recente. Mas na matemática comecei a gostar da lógica para chegar no resultado. A lógica por traz das contas”, diz ele, que tira 10 em quase todas as provas. “Em uma prova ele tirou 9,8 e já não gostou”, lembra sua professora de Matemática, Daiana Kohler.

A docente destaca que Rafael é um aluno que vai muito além do estudo em sala de aula. “Ele se dedica, pesquisa e estuda além da sala”, enfatiza. Ela explica que a olimpíada entrega menção honrosa, que alguns estudantes do município já receberam, e as medalhas de bronze, prata e ouro. Rafael já recebeu uma prata e Ueslei Fischer, do 7º ano da Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzoll, bronze. 

Premiação Nacional

A premiação nacional terá a presença de representantes dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e do diretor-adjunto do IMPA e coordenador nacional da OBMEP, Claudio Landim.

No evento, Artur Avila, único brasileiro a ganhar a Medalha Fields, será homenageado pelo MEC com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, honraria que tem por finalidade premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se tenham distinguido por excepcionais serviços prestados à Educação.

A OBMEP manteve o número de medalhas para alunos de escolas públicas das edições anteriores: 500 de ouro, 1.500 de prata, 4.506 de bronze e 38,6 mil menções honrosas. Os estudantes de escolas particulares receberão 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.


Sobre a OBMEP

A OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da SBM. Tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A 13ª edição, realizada em 2017, foi a primeira com participantes de colégios particulares. Do total de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados à segunda fase da competição.

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Fonte:

Deixe seu comentário