Portal da Cidade Brusque

Recordistas

Após título da Recopa, Cleyton e Neguete atingem marca histórica no Brusque

Defensores tornaram-se atletas com mais troféus na história do clube

Publicado em 20/01/2020 às 08:23
Atualizado em

(Foto: Jefferson Alves/Brusque FC)

Ver o Brusque erguendo troféus é algo que tornou-se comum recentemente. No último sábado, (20), o clube conquistou a Recopa Catarinense e levantou a quarta taça em um intervalo de pouco mais de um ano. Para dois jogadores, esse título teve um sabor especial e histórico. Os zagueiros Cleyton e Neguete alcançaram a marca de cinco conquistas pelo clube e tornaram-se os únicos jogadores na história a alcançar o feito. Ou seja, agora eles são os atletas mais vencedores na trajetória de 32 anos do clube.

Além dos títulos, juntos, eles somam quase 300 jogos pelo clube. Os defensores conquistaram a Divisão Especial, em 2015, a Copa Santa Catarina, em 2018 e 2019, a Série D, em 2019, além da taça conquistada no sábado. 

Cleyton chegou ao Brusque em 2012 em uma realidade totalmente diferente. O clube passava pelo pior momento de sua história administrativa e financeiramente. Tudo isso traduziu-se em uma pobre campanha no Campeonato Catarinense daquele ano. O clube terminou na penúltima posição, somando apenas 8 pontos ao final de dezoito rodadas.

O xerife da defesa Quadricolor relembra o início difícil no clube e diz que a situação o ajudou a adquirir experiência. “Passamos muito sufoco naquela época, com a torcida chegando a fazer vaquinha para pagar nosso lanche antes do jogo. Eu vim emprestado pelo Avaí, tinha 22 anos e pouca experiência. Hoje me sinto mais confiante e experiente. Sou dito como um dos líderes desses grupos que vem sendo formado aqui no Brusque e isso me deixa muito feliz. A vontade é a mesma daquele garoto que chegou aqui em 2012, só que com mais experiência”, afirma. 

Já o parceiro de zaga, Neguete, chegou ao clube um ano antes. O Brusque preparava-se para a disputa da Série D em 2011 e o defensor vinha sob a sombra do irmão, o também zagueiro Rogélio, que havia construído uma bela história no clube, em 2009 e 2010, quando foi o capitão na conquista do tri campeonato da Copa Santa Catarina. “Se tinha uma expectativa muito grande na minha chegada pela história que meu irmão construiu aqui. Procurei mostrar meu trabalho e dar o meu máximo para também deixar meu nome gravado na história”, relata. 

Para Cleyton, que possui cerca de 150 jogos com a camisa quadricolor, o segredo do sucesso recente do Brusque é a união dos grupos que são formados. “Sempre montamos uma família e isso faz a diferença. Nós que estamos aqui há mais tempo sempre abraçamos quem chega, tratamos todos igual. Isso vem sendo uma marca do clube, formar famílias”, enaltece. 

Em 1992, o Brusque conquistou o Campeonato Catarinense. Alguns dos atletas da época formaram laços tão fortes com a cidade que acabaram ficando por aqui. Casos do volante Palmito e do zagueiro Solis. 

Os dois recordistas de títulos também criaram raízes em Brusque e não descartam residir na cidade quando pendurarem as chuteiras. “Depois de tantos anos aqui, tenho um carinho muito grande pelo clube. Penso em encerrar por aqui. Quem sabe mais pra frente eu possa morar definitivamente em Brusque e trabalhar no clube”, diz Neguete. 

Cleyton diz que seu sonho sempre foi ver o clube crescer e que também pensa em retirar-se do futebol vestindo a camisa do Brusque. “Penso em me aposentar aqui e depois ajudar o clube fora das quatro linhas, seria perfeito”, planeja. 


Títulos conquistados por Cleyton e Neguete no Brusque Futebol Clube

Campeonato Catarinense Divisão Especial 2015

Copa Santa Catarina 2018

Campeonato Brasileiro Série D 2019

Copa Santa Catarina 2019

Recopa Catarinense 2020

Fonte:

Deixe seu comentário