Portal da Cidade Brusque

ELEIÇÕES 2020

Candidatos com nomes curiosos tiveram votação modesta em Brusque

Postulantes ao cargo que adotaram alcunhas "exóticas" não conseguiram se eleger. Entretanto, alguns serão suplentes pela boa votação do partido

Publicado em 17/11/2020 às 01:24
Atualizado em

(Foto: Facebook)

No mês passado, você viu aqui em Portal da Cidade Brusque os candidatos com os nomes mais “exóticos” das eleições municipais na cidade. Com o pleito finalizado, afinal, como eles se saíram na votação do último domingo (15)?  

Donald Trump Bolsonaro/João Santana (PSL) – 107 votos

Entre as candidaturas registradas a vereador, não restam dúvidas que a que mais chamou atenção foi a de João Sá Teles Santana, ou melhor, “Donald Trump Bolsonaro”. Fã dos presidentes de Brasil e Estados Unidos, ele adotou o nome com o intuito de conseguir voto da população conservadora de Brusque.

A alcunha ganhou repercussão nacional e internacional, com Santana tendo dado entrevistas para diversos veículos. Pouco depois antes das eleições, a Justiça Eleitoral impediu que o candidato concorresse com esse nome na urna, sob a alegação que o candidato não provou que era conhecido pela variação nominal pelo qual gostaria de utilizar na urna eletrônica e que o eleitor não pode ter dúvida quanto à identidade do candidato escolhido. Ele tentou recorrer em duas instâncias, mas não conseguiu reverter a decisão.

Assim, os eleitores de Donald Trump Bolsonaro, votaram em João Santana. A estratégia, porém, não deu certo. Ele fez apenas 107 votos e não conseguiu uma cadeira na Câmara Municipal

GargamelBolsonaro (PSL) – 152 votos

Antônio Carlos Weidgenant já é conhecido há muito tempo como Gargamel. Ele sempre deixou claro nas redes sociais que seu objetivo, na verdade, era ser candidato a prefeito. Porém, seu partido, o PSL, optou por não lançar concorrentes ao cargo máximo do executivo brusquense. Desta vez, porém, Gargamel decidiu juntar o nome “Bolsonaro” por estar alinhado às ideias do presidente da república.

Foto: Redes sociais

A tática foi em vão. Ele fez 152 votos, dois a menos que na eleição de 2016, e não foi eleito. Os números, próximos, parecem mostrar que ao menos Gargamel tem um eleitorado fiel em Brusque.

Banana (Podemos) – 350 votos

O proprietário do Canal 24 Horas e comunicador revelou à Portal da Cidade Brusque que o apelido vem da infância. “Veio na época de criança, nunca gostei de brigas e jogávamos futebol todos os dias. Dependendo onde a gente jogava, se nosso time ganhava a partida, era briga na certa. Eu segurava a onda e a galera que gostava de briga falava: ‘tu és um banana, vamos brigar com esses caras’, aí o apelido pegou”, disse.


Os 350 votos não foram suficientes para eleger Banana, mas a boa votação do Podemos garantiu que ao menos ele conseguisse ser um dos suplentes do partido.

Balaio e Soneca (Podemos) – 134 e 28 votos, respectivamente

Outros dois candidatos do Podemos com nomes curiosos, mas com votações inexpressivas. A exemplo de Banana, também serão suplentes do partido na Câmara

Sérgio Papai Noel (PP) – 42 votos

O candidato do Progressistas teve uma votação diminuta e não conseguiu uma cadeira na câmara como presente de Natal. Mas será um dos suplentes do partido na câmara.


Fonte:

Deixe seu comentário