Portal da Cidade Brusque

Brusque

Comitiva Empresarial de Brusque visita a Fiesc e apresenta demandas locais

Evento foi organizado pela ACIBr com a participação de diversas lideranças e entidades do setor têxtil e de confecção

Publicado em 08/03/2023 às 11:06
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) recebeu nesta terça-feira (7), em Florianópolis, uma comitiva empresarial de Brusque, voltada para o setor têxtil, de moda, confecção e vestuário. A comitiva foi presidida pelo vice-presidente regional da FIESC, Edemar Fischer, e pela diretora e 2ª tesoureira da FIESC, Rita Conti, também presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr).

Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram da comitiva, que contou com lideranças empresariais do segmento têxtil e de confecção da região. Além da ACIBr e da FIESC, participaram ainda representantes da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest), e do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec). “É com muita satisfação que recebemos empresários tão importantes de Santa Catarina. A região de Brusque tem uma participação fundamental na produção da riqueza do nosso Estado. O nosso objetivo foi apresentar os projetos, ações e colocar a Federação das Indústrias à disposição do empresariado de Guabiruba, Botuverá e de Brusque, para que possamos melhorar, cada vez mais, o desempenho industrial catarinense”, declarou o presidente da FIESC, Mario Cesar de Aguiar.


Programação

A primeira visita foi realizada no Instituto SENAI de Sistemas Embarcados, onde o grupo conheceu a estrutura, laboratórios e o desenvolvimento de projetos de inovação para a indústria, com o objetivo de melhoria nos negócios e na produtividade, nos mais variados segmentos. “O propósito da FIESC é atender o setor industrial integrando a parte de tecnologia de inovação, por meio de projetos de desenvolvimento de produtos e processos. Além, é claro, da própria defesa de interesses, que é um fator importante para garantir o ambiente de negócios favorável às empresas como um todo. Desta forma, tentamos identificar sempre as demandas específicas de cada região, como no caso de Brusque, que tem uma indústria muito competitiva, que está crescendo permanentemente. Por isso, é uma grande satisfação receber esta comitiva e estreitar laços”, comentou, na oportunidade, o diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, e superintendente do IEL/SC, José Eduardo Fiates.


Da inovação à Educação

Em seguida, o grupo visitou a sede da FIESC, onde conheceu a Academia de Negócios da Federação, que tem como propósito recriar e visibilizar projetos sustentáveis, com o olhar para a indústria do futuro. A Academia é voltada para as organizações e seus gestores, e oferece diversas soluções, além de profissionais especializados em diversos programas e missões prioritários para Santa Catarina.

Na área da Inovação, o grupo pôde acompanhar o trabalho do Observatório da FIESC, que mantém uma base de dados disponíveis, de forma gratuita ou contratada, fornecido para as indústrias do Estado, que monitora os principais aspectos econômicos de mercado, com pesquisas feitas em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com o uso de inteligência artificial.

Dentro da programação, a comitiva brusquense ainda teve acesso às ações da Gerência de Relações do Trabalho da FIESC, que realiza o acompanhamento das negociações coletivas sindicais em todo o Estado, além da atuação na esfera administrativa e judicial, e na defesa dos interesses das indústrias catarinenses. O grupo brusquense acompanhou apresentações a respeito do trabalho da Gerência Executiva Jurídica; da Câmara de Assuntos Tributários; das Câmaras Setoriais e Temáticas da FIESC, entre elas a Câmara Têxtil; além das ações nas áreas de Saúde e, também, a rede de Educação SESI/SENAI (SC).

Por fim, foi apresentado um pouco do trabalho desenvolvido pelo setor de Internacionalização da FIESC, que é um dos eixos da gestão atual da Federação, que foi conduzido pela presidente da Câmara de Internacionalização da entidade, Maria Teresa Bustamante. “O empresário catarinense tem que se convencer que a internacionalização precisa ser uma estratégia das empresas, e não somente das grandes indústrias. Por isso, é necessário buscar as entidades organizadas, como a FIESC, para ter acesso a esse mercado e melhorar a capacidade competitiva”, pontuou Maria Teresa.



Pleitos importantes

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, bem como os diretores Executivos da FIESC, marcaram presença no encontro. Na oportunidade, a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, fez a entrega de um ofício com alguns pleitos, em prol de bandeiras da região, como a implantação da Subestação da Celesc em Botuverá, a Barragem no município, a construção das alças de acesso da BR-101 (entre Brusque e Itajaí), a manutenção dos benefícios fiscais, entre outros.

“É importante receber as demandas de todas as regiões para que, de forma conjunta, possamos trabalhar para solucionar essas bandeiras aqui apresentadas. Algumas questões já estão sendo tratadas a nível estadual, inclusive hoje estive na Assembleia Legislativa, dialogando sobre os incentivos fiscais. Algumas questões são mais pontuais e vamos dar a atenção devida para resolver essas demandas o mais rápido possível”, declarou Aguiar.

Segundo ele, Santa Catarina é um Estado que tem atividade industrial como seu grande vetor de desenvolvimento. “É importante essa união das entidades, através do associativismo. Por isso, a Federação está sempre de portas abertas”, completou.



Para a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, a comitiva atingiu os objetivos, em mostrar aos empreendedores brusquenses as ações e projetos da FIESC, bem como aproximar ainda mais as entidades regionais da Federação. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado desta visita, que contou com cerca de 50 empreendedores. Eles conheceram mais sobre a instituição, sua estrutura, ações na área de inovação, e todo o suporte que a FIESC tem para fornecer às indústrias, que nos permite evoluir como uma região diferenciada. Agradeço muito ao empresário Edemar Fischer, que é o vice-presidente regional da FIESC, à ACIBr, por ter nos dado essa oportunidade e às demais entidades, como AmpeBr, Sindivest e Sifitec, que aqui estiveram presentes. Foi muito proveitoso,”, finalizou Rita.


Fonte:

Deixe seu comentário