Portal da Cidade Brusque

Guabiruba

Cozinheiras e serventes passam por capacitação

Evento tem como objetivo repassar práticas assertivas na hora de efetuar as receitas que são servidas para os alunos da Ree Municipal de Ensino

Publicado em 05/02/2018 às 02:57

(Foto: divulgação)

Além dos professores públicos da rede municipal de ensino, cozinheiras e serventes das unidades escolares guabirubenses também estiveram em contato com novos conhecimentos antes do início do ano letivo. Mais de 50 profissionais participaram de palestras e dinâmicas na Câmara de Vereadores nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. A capacitação ocorre periodicamente e é executada pela Secretaria de Educação, por meio do Setor de Nutrição.

As atividades iniciam com a psicóloga do Atendimento Especializado, Fernanda Albrecht, ministrando a palestra “Do que é Capaz uma Mulher?”. “O objetivo foi a valorização pessoal e o fomento das conquistas pessoais”, pontuou a psicóloga. Na sequência, a Oficina da Beleza propiciou a troca de experiências entre as participantes enquanto faziam massagem, manicure, cabelo, entre outras atividades de valorização pessoal e de autoestima.

Nutrição em pauta

A capacitação contou com a palestra PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais, momento em que a responsável pelas atividades de extensão da Epagri, Adalgiza Berger Belottto, apresentou os benefícios que as plantas podem trazer ao cotidiano. “Dentre as PANCS existentes, podemos destacar a ora-pro-nóbis, rica em proteínas, sendo conhecida na região nordeste como a “carne de pobre”; beldroega, muitas vezes desconhecida, é fonte de ômega 3 e 6; açafrão, sendo um poderoso anti-inflamatório; e, ainda, a moringa, a árvore da vida, poderosa fonte de aminoácidos e nutrientes importantes a nossa saúde”, explicou ela, que em conjunto com a equipe de nutrição da Secretaria de Educação, esteve em algumas escolas plantando a orapro-nóbis. A Epagri também disponibiliza mudas à população.

No evento, a nutricionista da Secretaria de Educação, Elisa Cristina Vidotto Bruns, falou sobre a implantação do Centro de Distribuição, que se trata de uma unidade responsável pelo recebimento, controle e distribuição da merenda escolar. Ainda, Elisa destacou aspectos normativos do trabalho das cozinheiras e serventes, bem como trouxe ideias e sugestões para incrementar o buffet nas unidades escolares.

Já o nutricionista Marcelo Bauer Carlini apresentou um tema cada vez mais presente no dia a dia da escola: as alergias e intolerâncias alimentares. “As alergias e intolerâncias sempre estiveram no cotidiano das pessoas, mas em virtude do conhecimento tecnológico, e de exames mais precisos, atualmente o diagnóstico fica mais facilitado. O que promove aos sujeitos maior qualidade de vida, longe dos desconfortos que as alergias e as intolerâncias podem provocar”, enfatizou.


Fonte:

Deixe seu comentário