Portal da Cidade Brusque

Infraestrutura

Criação de novo acesso entre Guabiruba e Brusque é discutido

Iniciativa de empresários guabirubenses é de que as administrações dos dois municípios formulem um projeto para uma terceira via para ligar as duas cidades

Publicado em 01/04/2019 às 08:52

Rua São Pedro, em Guabiruba, é uma das duas vias que ligam a cidade à Brusque (Foto: Ian Dietrich/Portal da Cidade Brusque)

A possibilidade de implantação de um novo acesso entre os municípios de Brusque e Guabiruba para desafogar o trânsito nos dois atuais vem sendo debatido por empresários guabirubenses e também por representantes da administração pública das duas cidades.

Além das duas atuais vias de ligação entre os municípios, pela rua São Pedro e pelos bairros Guarani/Imigrantes, uma terceira opção estaria sendo pensada para auxiliar a desafogar o trânsito.

Uma das alternativas pensadas pela Prefeitura de Brusque para ligar as cidades seria pela rua Axel Krieger, que fica no bairro São Leopoldo, e poderia desembocar nas ruas Antônio Fischer ou na rua dos Imigrantes, próximo ao portal de entrada da cidade.

Outra possibilidade apresentada como opção para viabilizar um novo acesso entre os municípios seria entre a rua Varginha, no bairro do Guarani, e a rua Evaldo Fischer, no bairro Imigrantes.

“Na conversa que a gente teve junto com Brusque, nós buscamos fazer essa análise dos dois lados, verificando qual seria a melhor situação, tanto na questão ambiental, como também na questão de trânsito, qual seria a melhor alternativa”, destacou o secretário de Planejamento e Infraestrutura de Guabiruba, William Schlindwein.

 

Iniciativa empresarial

A ideia de fazer com que as duas administrações dessem inicio a um estudo para a criação de um novo acesso partiu do Núcleo Empresarial de Guabiruba (NEG) da ACIBr. Para o coordenador do núcleo, Maico Tomasi, é necessário que as duas cidades comecem um diálogo para que o acesso seja viabilizado.

“A ideia da reunião era a seguinte: começar uma conversa sobre o novo acesso para que daqui três, cinco ou dez anos aconteça, só que se não começarmos hoje a conversa isso nunca vai sair, então a nossa ideia foi essa, vamos puxar a frente, vamos fazer a coisa andar, e quando você menos ver, está feito”, reforçou.

 

Próximos prefeitos

O secretário de planejamento e infraestrutura de Guabiruba destacou que embora haja o diálogo entre as prefeituras para a viabilização de um novo acesso, a obra só deverá ser feita pelos próximos gestores que assumirem as administrações municipais.

“Nesse mandato vai ser difícil alguma das duas prefeituras conseguir um valor para conseguir fazer essa obra a toque de caixa, então é uma situação meio complicada. Se acaso conseguir, com certeza vai ser feito alguma coisa, mas a ideia é começar esse estudo, esse levantamento da nova via por que será algo que vai levar uma demanda maior de tempo, e buscar fazer um projeto na melhor situação possível”, ressaltou William.

Fonte:

Deixe seu comentário