Portal da Cidade Brusque

CAMPANHA

Guabiruba lança campanha de conscientização sobre fogos de artifício sem barulho

Efeitos sonoros de foguetes afetam principalmente pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos e animais

Publicado em 10/05/2021 às 04:49
Atualizado em

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

A Câmara Municipal e a Prefeitura de Guabiruba lançaram nesta segunda-feira (10) a campanha “Sua comemoração não pode falar mais alto que o respeito pelo próximo”. A ação conta ainda com o apoio da associação Protegendo os Animais com Todo o Amor (PATA) de Guabiruba, da Ama Brusque (Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região) e o Conselho Municipal do Bem-estar Animal. 

Com o objetivo de conscientizar a população a não usarem fogos de artifício com estampido, uma vez que causam em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos e animais, muitas vezes, medo e ansiedade. A campanha será veiculada por 30 dias em outdoors, portais de notícias, jornais, rádios e cartazes.

Segundo o prefeito do município, Valmir Zirke, o intuito não é criar uma lei para proibir os fogos com estampido, mas sim mostrar aos cidadãos os transtornos, como ansiedade e estresse, que os fogos causam.

"O nosso desafio será a fiscalização já que a atuação da Polícia Militar será limitada para supervisionar, até pelo efetivo enxuto que temos. Por isso criamos a campanha, para, de fato, conscientizar”, enfatizou.

Zirke ainda explica que no próximo aniversário da cidade, em 4 de junho, as festividades programadas não contarão com foguetes de ruídos.

"Temos tantas outras formas de fazer festa sem fazer barulho. Além da população, a campanha também quer conscientizar o comércio, para que eles deixem de vender fogos com estampido", disse.

Na oportunidade, também esteve presente a presidente da Ama Brusque, Guédria Motta, a qual explicou que cerca de 90% das crianças sofrem com os barulhos dos fogos de artifício.

“Muitas delas acabam tendo crises e precisam ser medicadas. A comemoração de uns não pode sobrepor ao bem estar de outros”, afirmou.

Além das crianças, os animais também sofrem com o alto barulho feito pelos fogos de artifício. A tesoureira da PATA Guabiruba, Patrícia Suave, revela que muitos deles acabam se assustando e fugindo de casa.

“Muitos animais fogem, a família não encontra mais e são atropelados. A população nos chama quando esse tipo de situação acontece, mas quase não temos suporte pra atender toda a cidade”, desabafou.

Patrícia ainda explica que quando o animal foge, muitos não são encontrados pelas famílias e acabam morando na rua, vindo a procriar. Além disso é comum que eles sofram convulsão e em alguns casos até morram, uma vez que os animais possuem ouvidos mais sensíveis que os seres humanos.

O presidente da Câmara, Cristiano Kormann, que esteve presente também falou sobre a importância do lançamento da campanha em Guabiruba.

"A ação de conscientização vai surtir mais efeito que apenas criar uma lei. Sabemos da burocracia e dificuldade de fiscalizar. Campanha para educar e conscientizar é mais efetiva e prática” disse.

Projeto de Lei rejeitado

Em fevereiro de 2019, um Projeto de Lei foi apresentado pelo então vereador Paulo Sestrem, o qual discutia a proibição, queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora.

Além disso, os estabelecimentos que realizassem a comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos deveriam afixar na entrada, em local visível ao consumidor, placa com a informação de existência da proibição relativas aos fogos de artifício com estampidos.

A proposta do vereador ainda continha multa de mil reais caso houvesse o descumprimento e o dobro do valor em casa de reincidência. Porém, em março daquele ano a proposta foi rejeitada em em maio o projeto foi arquivado.


Fonte:

Deixe seu comentário