Portal da Cidade Brusque

Apoio à vida

Trabalho de prevenção de brusquenses recebe apoio em São João Batista

O I AcampVida será realizado entre os dias 11 e 13 de outubro, no espaço de retiros da Igreja Evangélica Calvário

Publicado em 04/10/2019 às 00:25

(Foto: Divulgação)

A estratégia inovadora de prevenção a autolesão, através da realização de acampamento voltado para adolescentes e jovens, promovido pelo Instituto Nacional de Medicina Psicossomática (INMPSI) em parceria com o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA, recebeu o apoio entusiasmado do prefeito Daniel Netto Cândido e dos secretários municipais Edésio Tomasi (Educação), Karin Leopoldo (Saúde) e Rosane Sartori Rosa (Assistência Social) de São João Batista. 

Os gestores batistenses estiveram reunidos com delegação de Brusque, liderada pelo historiador Paulo Vendelino Kons, idealizador do GRUPIA, e integrada também pelo psicólogo e psicanalista clínico Dr. Mário Augusto Eccher, o presidente do Inmpsi, Leonardo Junior de Oliveira e o presidente do Conselho de Pastores de Brusque - COPAB, pastor Marcos Antônio da Silva Fagundes, na manhã de quinta-feira, 2/10, na Prefeitura de São João Batista. O memorialista e agricultor José Sardo, o Saulo, presidente da ADANPIB, também participou da audiência. 

“Nossos adolescentes e jovens precisam da gente. De todos. Pais, familiares, amigos, sociedade, poder público. Precisamos nos envolver concretamente e proporcionar meios para que aqueles que necessitem, sintam-se à vontade em buscar auxílio e recebam o devido acolhimento e atendimento. Por isso, parcerias com quem já tenham uma expertise no tema, como no caso do GRUPIA e o INMPSI são tão importantes e sempre bem-vindas”, declarou o prefeito Daniel Netto Cândido. 

O I AcampVIDA - Acampamento Vida de Promoção do Bem Estar Psicossocial para Adolescentes e Jovens será realizado nos dias 11 a 13 de outubro de 2019, no espaço de retiros da Igreja Evangélica Calvário, na Rodovia SC - 108, Indaiá - Nova Trento, a 5 km do trevo de acesso ao município de São João Batista. 

Com o temário autolesão, depressão, transtorno de ansiedade, transtorno de alimentação, estresse agudo, a iniciativa objetiva: 

• Favorecer o encontro com o semelhante proporcionando uma identificação positiva de que não estão sozinhos: 

• Buscar o entendimento coletivo, a partir das experiências individuais, do porquê de usar dor física para aplacar dor existencial; 

• Desenvolver resiliência, manobras de enfrentamento e resolução de problemas, habilidades interpessoais e maneiras de administrar emoções; 

• Fortalecimento de vínculos a partir do cuidado mútuo. 

Após o AcampVIDA para adolescentes e jovens, será realizado um acampamento específico para os pais ou responsável. 

Os 60 participantes juvenis serão recebidos na Rodoviária de Brusque e o ônibus deixará a plataforma 10 às 18h30min de sexta-feira, 11 de outubro de 2019. 

Os pais ou responsável se reunirão no Domingo, 13 de outubro, às 16h, no auditório do Centro Evangélico Pastor Sandreczki para um colóquio com o psicólogo Mário Augusto Eccher. No mesmo local, os participantes do I AcampVIDA serão recebidos pelos familiares às 17h, durante celebração religiosa oficiada pela Igreja Católica e Igrejas Evangélicas. 

O transporte, a hospedagem e a alimentação serão ofertados gratuitamente, providenciados pelos integrantes do GRUPIA e benfeitores. 

Além do apoio pastoral do padre Alvino Milani - capelão do Hospital e vigário do Santuário de Azambuja, do pastor Edélcio Tetzner – pároco da Paróquia Bom Pastor e do presidente do COPAB, pastor Marcos Fagundes, a assessoria técnica do ACAMPVIDA será prestada pelos voluntários Mário Augusto Eccher (Doutor em Psicanálise Clínica e Psicólogo), Mara Rodrigues (Doutora em Psicanálise, Neuropsicopedagoga), Leonardo Junior de Oliveira (Formando em Psicologia), Guilherme Silveira (Psicólogo), Pedro Eccher (Formando em Psicologia), Gerson Luiz Morelli, o Keka (Educador Físico) e outros profissionais e acadêmicos. 

CONTATOS: 

Dr. Mário Augusto Eccher: coordenador técnico do I AcampVIDA – 47 9 9687 6416 

Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA: coordenação de infraestrutura e logística. De bom grado o GRUPIA recebe doação de alimentos e outros produtos necessários para a realização do I AcampVIDA – 47 9 9997 9581, 47 3355 3346 / grupiabrusque2@gmail.com 

 

Fonte:

Deixe seu comentário