Portal da Cidade Brusque

Prevenção

Alunos do bairro Ponta Russa participam de ação integrada sobre imunização

Iniciativa visa envolver alunos e família sobre a importância da vacinação. Atividades já são realizadas desde o início do ano

Publicado em 29/04/2019 às 22:19

(Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Brusque)

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (29), uma ação integrada do Programa Saúde na Escola (PSE). Os eventos ocorreram no Centro de Educação Infantil (CEI) e na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Ponta Russa. A temática do encontro foi a importância da imunização, não somente dos estudantes, mas de toda a família.

A primeira etapa começou a ser desenvolvida no início de 2019, onde os pais receberam orientações através de folder sobre a importância das vacinas disponíveis na rede pública, além de informações sobre a propagação das chamadas “fake news”, as notícias falsas que circulam pela internet. O trabalho foi feito por intermédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, junto ao CEI e aos alunos da quarta série da EEF. A Enfermeira Claudia Carraro, coordenadora da UBS, explica que a sensibilização dos pais, foi fundamental para o sucesso da iniciativa. “Através das agendas dos alunos, conseguimos atingir os pais sobre a importância da vacinação contra a febre amarela e da influenza, permitindo o engajamento dos pais e alunos nessas campanhas”, comenta.

Em sala de aula, a presença dos personagens Zé e Maria Gotinhas, bonecos símbolos da vacinação, agitou os pequenos alunos de até seis anos do CEI Ponta Russa. Além de contar, brincar, pular e se divertir com as músicas sobre imunização, os pequenos interagiram com as profissionais de saúde sobre a importância da vacinação. “No Programa Saúde na Escola encontramos uma grande oportunidade para estabelecer parcerias e garantir que crianças, adolescentes e jovens estejam realmente protegidos, fazendo com que também as famílias participem de orientações quanto à necessidade de manter atualizada a situação vacinal, comenta Patrícia Sophiatti, coordenadora do Programa Saúde na Escola”.

A diretora do CEI Ponta Russa, Mariane Schaefer Minatti, lembra que a desde o início do ano letivo, a prevenção é trabalhada com os 126 alunos do educandário e que, em 2018, não houve nenhum caso grave de doenças. “As crianças prestam muita atenção com as dinâmicas que envolvem o Zé Gotinha e a família é envolvida com os informes que vão nas agendas, motivando a levarem seus filhos na UBS em busca das vacinas”, frisa.

Fonte:

Deixe seu comentário