Portal da Cidade Brusque

Aedes Aegypti

Brusque já registrou 468 casos confirmados de Dengue em 2024

São 288 focos espalhados por 25 regiões da cidade

Publicado em 22/03/2024 às 16:11

(Foto: Divulgação)

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, divulgou, nesta sexta-feira (22), os números de dengue e dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika, entre outras doenças. Os dados apontam que o município tem 468 casos confirmados de dengue em 2024.

De acordo com o levantamento, as ocorrências estão concentradas nos bairros Santa Terezinha e Limeira Baixa, com 61 casos confirmados em cada. Os outros se dividem nos bairros: Águas Claras com 16 casos; Azambuja com 10 casos; Bateas com 24 casos; Cedrinho com 12 casos; Cedro Alto com um caso; Centro I com 17 casos; Dom Joaquim com 30 casos; Maluche com cinco casos; Planalto com quatro casos; Ponta Russa com um caso; Primeiro de Maio com 20 casos; Rio Branco com 18 casos; São João com dois casos; São Luiz com oito casos e São Pedro com nove casos.

A contagem segue com: Souza Cruz com dois casos; Steffen com 23 casos; Guarani com seis casos; Limoeiro com oito casos; Nova Brasília com 31 casos; Poço Fundo com dois casos; Santa Luzia com um caso; Santa Rita com 14 casos; Zantão com três casos; Tomaz Coelho com oito casos; Volta Grande com 13 casos; Limeira Alta com 11 casos e Cerâmica Reis com 47 casos.

Os únicos bairros que, no momento, não estão com casos ativos são: Nova Trento, Paquetá e Centro II. 

Não há nenhum paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e há 3 pacientes internados em enfermaria hospitalar. O município registrou um óbito por Dengue. 

Focos
São 288 focos confirmados no município, espalhados em 25 regiões da cidade.

Os bairros brusquenses com maior taxa incidência são: São Pedro com 23 focos; Águas Claras com 22 focos; Cedrinho, Centro II e Limeira com 18 focos cada; Santa Luzia com 17 focos; Dom Joaquim com 16 focos; Rio Branco com 13 focos; Azambuja, Bateas e Guarani com 12 focos cada; Primeiro de Maio, Centro I e Nova Brasília com 11 focos cada e Souza Cruz com 10 focos. 

Os focos seguem espalhados pelos bairros: Steffen e Thomaz Coelho com nove focos cada; Santa Rita com oito focos; Limoeiro, Maluche e São Luiz com oito focos cada; Cedro Alto com seis focos; Poço Fundo e Santa Terezinha com cinco focos cada e Ponta Russa com um foco. 

Orientações
Em caso de sintomas de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

Números para denúncias
A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, informou o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Alertas sobre casos e focos
Em parceria com a Defesa Civil de Brusque, a Vigilância Sanitária criou um canal de comunicação para a população poder receber alertas de casos e focos de dengue de determinado bairro.

Para receber os alertas, basta cadastrar via SMS ou Whatsapp.

-Via Whatsapp: adicionar o número (61) 2034-4611, e enviar sua localização.
-Via SMS: envie seu CEP para 40199.

Fonte:

Deixe seu comentário