Portal da Cidade Brusque

VACINAÇÃO

Brusque segue com vacinação para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos

Ainda há vagas para agendamento tanto na Unifebe quanto na Uniasselvi

Publicado em 03/05/2021 às 23:54
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

Brusque segue com a vacinação em primeira dose contra a covid-19 para a população dos grupos prioritários estabelecida pelo Ministério da Saúde e atualizada pela Nota Técnica nº 16, emitida pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (03).

Nesta semana, estão sendo contemplados os cidadãos que se encaixam na chamada fase um das pessoas com comorbidades - as que possuem idade entre 55 e 59 anos, iniciada na última sexta-feira (30).

Na fase um, devem ser vacinados, de acordo com o quantitativo de doses a ser disponibilizado pelo Governo do Estado, os grupos prioritários elencados abaixo, considerando os seguintes critérios de priorização:

1. Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade (na faixa etária dos 18 a 59 anos);

2. Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independentemente da idade (18 a 59 anos) - mediante comprovação por meio de lista fornecida pelo serviço que realiza diálise;

3. Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independentemente da idade (18 a 59 anos);

4. Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade (maiores de 18 anos);

5. Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), independentemente da idade (18 a 59 anos), com comprovação por meio de lista nominal fornecida pela Assistência Social;

6. Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente de 55 a 59 anos.

Comprovação

São meios de comprovação desses grupos prioritários, conforme a Nota Técnica 16 do Governo do Estado:

a) Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa, contendo a descrição do CID e prazo de validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados;

b) Prescrição médica ou exames ou receitas que deixem claro a condição da pessoa considerando o prazo de validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados.

A imunização dessas pessoas ocorre nos dois Centros de Vacinação, instalados na UNIFEBE e na UNIASSELVI (Vila Schlosser), que atendem de segunda à sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h.

Vagas para Unifebe e Uniasselvi

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, há vagas para agendamento da vacinação na Unifebe para os dias 06, 07, 10, 11 e 12 de maio. E para os dias 11 e 12 de maio na Uniasselvi, antiga Vila Schlosser.

Brusque oferta, no momento, a dose 1 da vacina AstraZeneca/FioCruz e a dose 2 da AstraZeneca FioCruz e Coronavac. O agendamento deve ser feito no site no site https://agendamentos.smsbrusque.sc.gov.br/.

Quem tiver dificuldade para efetuar o cadastro no meio eletrônico, pode se dirigir à sua Unidade Básica de Saúde de referência para receber o devido apoio. No ato da vacinação, deve ser apresentado documento de identificação com foto e carteira de vacina.

Drive Thru

A primeira semana de maio tem, além da imunização diurna, mais duas edições da vacinação noturna em veículos, o Drive Thru. As ações ocorrem nesta terça e quarta-feira, 04 e 05, das 18 às 21h, no estacionamento da Uniasselvi, a Vila Schlosser.

Nestas duas noites, vão ser contemplados com a segunda dose da vacina Coronavac, os idosos que receberam a dose um do imunizante nos dias 06 e 07 abril, desta forma:

- Idosos que receberam a dose 1 em 06 de abril – recebem a dose 2 em 04 de maio.

- Idosos que receberam a dose 1 em 07 de abril – recebem a dose 2 em 05 de maio.

Para este retorno, não é necessário agendamento, basta comparecer no mesmo horário do agendamento da primeira dose. No ato da vacinação, o idoso deve apresentar documento com foto e carteira de vacinação.


Fonte:

Deixe seu comentário