Portal da Cidade Brusque

SAÚDE

Estão abertas inscrições para a 2ª Caminhada e Corrida Rotary Contra o Diabetes

Neste ano, o evento, realizado pelo Rotary Club de Brusque, busca arrecadar fundos para estudantes e cadeirantes.

Publicado em 12/09/2018 às 08:09

(Foto: Rotary Club de Brusque/Divulgação)

No dia 11 de novembro o Rotary Club de Brusque realiza a 2° edição da Corrida & Caminhada Rotary Contra a Diabetes. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para a compra de quatro triciclos de corrida para cadeirantes, em parceria com o projeto Pernas Solidárias, uma ação conjunta com a Associação Brusquense de Medicina (ABM), além de computadores para escolas públicas de Brusque, em parceria com o Rotary Internacional.

As inscrições para a edição deste ano já estão abertas e devem ser feitas pelo site do evento. Já para os grupos as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: fmarchisotti@gmail.com. A cada 15 pessoas inscritas para a corrida em grupo, uma inscrição gratuita é dada ao grupo de corredores. Outra ação que marca esta edição é a inclusão de cadeirantes na competição.

A iniciativa nasceu em Brusque em 2017 e segundo Frederico G. Marchisotti, um dos organizadores do evento, a ação foi abraçada pelos empresários e comunidade médica brusquense, que compraram a ideia e tornaram o evento grandioso alcançando centenas de pessoas.

“Pensamos em unir uma ação beneficente em prol dos diabéticos com um evento pra chamar atenção sobre os benefícios da atividade física e hábitos saudáveis para todos, inclusive para os portadores da doença” diz Marchisotti. 

Maria Aparecida Frainer, Presidente do Rotary Club de Brusque, ressalta a importância da corrida e da conscientização sobre o Diabetes. “A corrida e caminhada Rotary contra o diabetes busca orientar e conscientizar as pessoas de uma modo geral,  na prevenção, cuidados e no tratamento do diabetes, que é uma doença silenciosa, e que se não tratada adequadamente trás consequências graves aos seus portadores por isso a importância de não só debater como desenvolver ações contra a doença” explica. 


Importância da luta contra a Diabetes

Nos últimos dez anos o número de pessoas com diabetes no Brasil cresceu cerca de 61,8%, isso quer dizer que 5,5% dos brasileiros possui algum tipo dessa doença crônica que afeta a forma como o organismo absorve a glicose. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde.

Pensando nisso, o Rotary Club de Brusque lançou no ano passado a Caminhada & Corrida Rotary contra o Diabetes, que já na primeira edição arrecadou cerca de R$ 14 mil reais. Metade do valor foi revertido na compra de 7 mil fitas reagentes usadas em glicosímetros, aparelhos para medir a glicose de diabéticos, que foram doados para a Secretaria Municipal de Saúde de Brusque. A outra metade do valor foi entregue ao Hospital Azambuja para tratamento de pacientes diabéticos.

“Convidamos a todos os atletas e a comunidade em geral a participarem  desse evento em prol da conscientização e prevenção do Diabetes, ao mesmo tempo que busca angariar fundos que serão destinados à instituições”, finaliza Frainer.

Fonte:

Deixe seu comentário