Portal da Cidade Brusque

Saúde

Hospital Azambuja: conheça ala para casos de doenças respiratórias

Ala foi criada já no mês de março

Publicado em 09/07/2020 às 02:49

(Foto: Ideia Comunicação)

O ano de 2020 tem sido um grande desafio aos profissionais e instituições de saúde em todo o mundo. Desde que foi anunciada a pandemia do novo coronavírus e os diversos protocolos de atendimento e tratamento, os hospitais tiveram que incorporar uma nova rotina de atuação por parte das equipes que trabalhariam diretamente com os pacientes positivados com esta patologia.

O Hospital Azambuja vive esta mesma realidade e criou, já no mês de março, uma ala específica para o tratamento de pessoas com covid-19, tendo total isolamento das demais áreas do hospital.

A enfermeira e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (Sciras), Fabiana Tedesco Schirmer, explica que todos os pacientes com sintomas de doenças respiratórias são internados nesta área de isolamento da Clínica Médica, até o resultado de seus exames.

“Os pacientes ficam em isolamento, aguardando o resultado de seus exames, que podem dar negativo para covid-19, mas positivo para outras doenças respiratórias. Temos toda uma estrutura e equipe próprias para atuar nos casos de coronavírus, então as pessoas não precisam ficar com receio de se internar no hospital”, comenta.

Ela revela ainda que o Sciras também é o responsável pelas notificações de doenças como tuberculose, HIV e a própria Covid-19, junto à Vigilância Epidemiológica do município, já que são patologias que devem ser monitoradas e controladas.

Segundo a gerente assistencial do Hospital Azambuja, Irmã Olinda Antônio Costa, os profissionais que atuam na ala de isolamento foram preparados e treinados no sentido de garantir a segurança dos pacientes e a sua própria, com protocolos que vão desde o se vestir com os equipamentos necessários, até a retirada desses EPIs para não se contaminarem.

“Nós estamos contentes pois desde o início da covid-19, nenhum dos nossos profissionais que atuam na linha de frente foram contaminados com a doença”, enfatiza.

Todos os pacientes com suspeita de covid-19 são internados na área de isolamento, onde aguardam o resultado do exame que confirmará ou não a doença. Em caso negativo para covid-19, eles são internados em outra área da clínica médica. Já os positivados, permanecem na área de isolamento onde recebem seu tratamento.

“Além disso, é importante frisar que os pacientes que aguardam resultado do exame para Covid, não têm qualquer contato com os pacientes já positivados pela doença, ou seja, eles ficam sozinhos no quarto. Em casos de crianças, a mãe fica isolada com o filho no quarto, inclusive nos casos suspeitos. Para minimizar a saudade dos familiares, nós usamos a tecnologia, com chamadas de vídeo para os pacientes conversarem”, complementa Irmã Olinda.

Vale lembrar ainda que os profissionais que atuam na área de isolamento, entram em seu turno e quando encerram, deixam o hospital já com o banho, e qualquer solicitação que eles precisam fora daquele ambiente, eles fazem sem sair do local, ou seja, não circulam por outras alas do hospital. 

Fonte:

Deixe seu comentário