Portal da Cidade Brusque

Saúde

Hospital Azambuja se destaca em cirurgias neurológicas complexas em bebês

Criança de dois anos precisou passar por cirurgia após registrar um coágulo no cérebro

Publicado em 25/03/2024 às 10:07
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O Hospital Azambuja vem se destacando em cirurgias neurológicas de alta complexidade em bebês. Recentemente, um menino de dois anos, morador de Botuverá, caiu do berço durante a madrugada e teve que passar por um procedimento após ter registrado um coágulo no cérebro. 

A cirurgia do garoto serviu para a colocação de um dreno e foi realizada pelos neurocirurgiões Dr. Osvaldo Quirino de Souza e Marcelo José Mandalis Swerts, junto à equipe de médicos anestesiologistas e pediatras do hospital.

O caso não foi o único atendido pela equipe de neurocirurgia do Hospital Azambuja neste ano. Segundo o Dr. Osvaldo, os casos atendidos são diversos e exemplificam a variedade de patologias que podem ser tratadas no hospital.

“Tivemos também neste ano, o caso de um bebê com craniossinostose, que nasceu com a moleira fechada, ou seja, o fechamento precoce do crânio. E ainda de um bebê que nasceu aqui no Hospital Azambuja com hidrocefalia. São casos bem diferentes, mas que ressaltam a qualidade do hospital”, reforça o médico. Todos os casos foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o médico, os desafios enfrentados durante essas cirurgias em bebês são significativos, destacando-se a necessidade de cuidados anestésicos precisos e o controle da perda sanguínea.

“Os bebês possuem uma quantidade reduzida de sangue em relação ao peso corporal, então são cirurgias muito delicadas. No entanto, a recuperação pós-cirúrgica é geralmente rápida e bem-sucedida, graças à vitalidade e capacidade de superação desses pequenos pacientes”, avalia.

Além disso, o Hospital Azambuja tem se dedicado ao investimento em tecnologias e técnicas cirúrgicas de ponta. Procedimentos como a colocação de válvulas, correções de malformações e tratamentos de hidrocefalia são realizados com sucesso nas instalações do hospital.



Fonte:

Deixe seu comentário