Portal da Cidade Brusque

CORONAVÍRUS

Levantamento aponta preocupação com contágios por covid-19 no Vale do Itajaí

Região está classificada como "risco potencial grave" e dados dizem que se prefeituras não intervirem, serviços de saúde ficarão comprometidos

Publicado em 09/07/2020 às 02:14
Atualizado em

(Foto: Patrick Rodrigues)

A região do Médio Vale do Itajaí está classificada como com “risco potencial grave” para contaminação por covid-19 no estado. Os dados são apresentados pelo governo do estado através do Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à COVID-19 em Santa Catarina.

Os níveis de risco são calculados a partir da combinação de oito indicadores em quatro dimensões de prioridade de atuação local, que são Isolamento Social Investigação, testagem e isolamento de casos, Reorganização de fluxos assistenciais e Ampliação de leitos. Conforme o Risco Potencial para saúde de cada Região de Saúde, um conjunto de medidas é apresentado ao final. O monitoramento é semanal, e a divulgação da classificação das regiões ocorre às quartas-feiras.

As dimensões “Isolamento Social” e “Investigação, testagem e isolamento de casos” são as que aparecem com maior prioridade na região, seguida da dimensão “Ampliação de leitos”. Nestas dimensões, o que impulsiona sua classificação é o aumento do número de casos da região e o seu reflexo no número de casos graves e que necessitam de internação em unidades de terapia intensiva.

Por hora, há capacidade de atendimento, no entanto, caso não sejam realizadas ações que promovam o distanciamento físico entre os cidadãos e impactem em redução do número de casos, há risco de que as unidades hospitalares não tenham capacidade de atender a todos os casos de Sars –CoV-2.

Os dados dizem que há uma tendência no aumento de casos na região. Considerando a exponencialidade esperada para a transmissão da COVID-19, caso não haja uma intervenção rápida para a contenção do seu avanço, a quantidade de casos graves que surgirão não serão suportados pelos serviços de saúde disponíveis, colocando o Médio Vale como região em estado “gravíssimo”.

Por isso, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) recomenda que os gestores municipais da região organizem-se e tomem com brevidade ações promotoras de isolamento social, identificando atividades que promovam aglomeração de pessoas e maiores riscos de adoecimento da população e suspendam-as, fiscalizando a adequação sanitária daqueles que se mantiverem funcionando e usando dos meios necessários para encerrar quaisquer atividades que acarretem aglomerações.

O levantamento pode ser acessado através do portal oficial do governo no combate ao coronavírus e mostra que nesse ritmo, a região do Médio Vale do Itajaí passará para o próximo estágio: gravíssimo. As regionais de Xanxerê, Laguna e Foz do Rio Itajaí já se encontram nesse nível de preocupação.

A Avaliação do Risco Potencial para COVID19 visa orientar a Regionalização e Descentralização das ações relacionadas à contenção da pandemia em Santa Catarina.

Até agora, 36.810 casos da doença já foram registrados, com 432 mortes. Do total, 30.312 se recuperaram. Há 1.376 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 934 estão ocupados, sendo 313 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 67,9% e há 442 leitos vagos atualmente.

Clique aqui e acompanhe o monitoramento

Fonte:

Deixe seu comentário