Portal da Cidade Brusque

Saúde

Mutirão pretende zerar espera por cirurgias de catarata

Em Penha, serão realizados procedimentos em 280 pacientes brusquenses

Publicado em 15/10/2019 às 01:47
Atualizado em

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

A secretaria de Saúde de Brusque anunciou, nesta terça-feira (15) um mutirão para realizar cirurgias de catarata em 280 pessoas entre os dias 22 e 28 deste mês. Os procedimentos serão realizados no município de Penha, por meio de uma parceria com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Para conseguir orientar familiares e pacientes, o secretário de Saúde, Humberto Fornari ressaltou um trabalho reforçado na tentativa de contatar e orientar pacientes e familiares. A escolha de Penha se deu em função da impossibilidade de realização das cirurgias em Brusque.

Todos os beneficiados com as cirurgias já haviam passado pelo mutirão de consultas oftalmológicas, no mês de agosto . Médico, o prefeito Jonas Paegle, acredita que os procedimentos devem melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo em vista as dificuldades geradas pela perda da visão.

A necessidade de fazer as cirurgias em outras cidades também foi comentada pelo vice-prefeito, Ari Vequi. Para ele é necessário que os hospitais locais busquem a qualificação para procedimentos de alta complexidade. “Infelizmente nossos hospitais não tiveram como executar o serviço e o Humberto (Fornari) teve criatividade para buscar isso ao município da Amfri”.

Na avaliação dele, a qualificação dos serviços locais são uma necessidade. “Nossos hospitais precisar ser não só parceiros do dia a dia da nossa cidade, mas também buscar se profissionalizar na questão de vocacionar os seus trabalhos. Estes recursos poderiam ficar aqui na nossa cidade, vamos levar um recurso que é do SUS para Penha e que poderiam ficar na nossa cidade”, resumiu.


O cronograma

Dia 15 e 16 - Servidores da Secretaria de Saúde entram em contato telefônico com o pacientes

Dia 17 e 18 - Entrega de documentos e orientações

Dia 22 - Realização de cirurgia em 80 pacientes

Dia 23 - Retorno dos pacientes que realizaram cirurgia no dia 22.

Dia 24 - Realização de cirurgia em 100 pacientes

Dia 25 - Retorno dos pacientes que realizaram cirurgia no dia 24

Dia 27 - Realização de cirurgia em 100 pacientes

Dia 28 - Retorno dos pacientes que realizaram cirurgia no dia 27


Fonte:

Deixe seu comentário