Portal da Cidade Brusque

Prevenção

Sala de Situação da Dengue promove primeira reunião do ano

Encontro teve como objetivo avaliar as ações já realizadas e traçar metas para 2019

Publicado em 30/03/2019 às 05:52

(Foto: Divulgação/Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, promoveu na tarde desta sexta-feira (29) a primeira reunião do ano da sala de situação de combate e enfrentamento ao Aedes aegypti. O encontro teve como objetivo avaliar e traçar metas e ações de combate ao mosquito que transmite a Dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya. Participaram setores da saúde pública, como as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológicas, Atenção Básica, além de representantes da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Tiro de Guerra, Coordenadoria dos Cemitérios Municipais e Defesa Civil. 

Entre os temas abordados estavam a divulgação, por parte da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) do resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que classificou Brusque como baixo risco de transmissão da doença. Segundo Letícia Figueredo, Coordenadora do Programa de Combate a Endemias, mesmo com esse indicativo, a cidade precisa ficar alerta para a prevenção e aos criadouros do mosquito. “Temos Nova Brasília e Santa Terezinha considerados como bairros infestados, e a Santa Rita, com um aumento significativo de focos. É importante reforçar a população que redobre os cuidados evitando água parada nos imóveis”, comenta. 

Algumas metas para o ano foram traçadas na reunião, como a repetição do mutirão de limpeza, que já foi realizado em 2018, onde 20 toneladas de lixos e entulhos foram recolhidos. O envolvimento da sociedade, também se dará com as Associações de Moradores, para que auxiliem os agentes de endemias no combate ao transmissor das doenças.

O Secretário Municipal de Saúde, Humberto Martins Fornari, destaca a importância da Sala de Situação. “Uma vez que juntamos vários setores da prefeitura e da sociedade civil organizada, estamos de fato chamando a atenção dos moradores para que cada um faça a sua parte no combate a dengue”, reforça. 

Brusque têm hoje 117 focos positivos do mosquito Aedes aegypti. Santa Terezinha, Santa Rita, Nova Brasília e Centro I são os bairros com maior incidência. Vale salientar que este ano não foi registrado nenhuma ocorrência de Dengue no próprio município, apenas dois casos importados, onde moradores foram infectados em outros estados.

Fonte:

Deixe seu comentário