Portal da Cidade Brusque

Saúde

SAMU e UBS terão novos desfibriladores para auxiliar em doenças cardíacas

Equipamentos de última geração vão possibilitar uma diminuição do tempo resposta e diagnóstico dos pacientes

Postado em 11/07/2019 às 13:53 |

(Foto: Divulgação )

A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu mais seis Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), equipamentos utilizados em casos de paradas cardiorrespiratórias, responsável por fazer diagnósticos rápidos e emitir choques elétricos visando a retomada de batimentos cardíacos. 

O primeiro foi destinada para a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e possui novas funcionalidades, têm um baixo custo de manutenção e detém outras tecnologias. O equipamento do estava em uso pelo SAMU foi transferido para o Pronto Atendimento da Policlínica Central. 

“A importância do desfibrilador é que ele vai auxiliar nos atendimentos mais graves, principalmente dos casos cardíacos e de infarto, pois essa demanda cresce muito nos meses mais frios do ano”, comenta o enfermeiro Álvaro de Carvalho, responsável pela rede de urgência e emergência do município.

Nas próximas semanas, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) também passarão a contar com mais este importante instrumento de auxílio e diagnóstico rápidos de algumas doenças. As equipes passarão por treinamento.

O Samu de Brusque, que também atende as cidades de Guabiruba e Botuverá, vem registrando um aumento de demanda nos últimos meses. No primeiro semestre de 2019, o pico foi no mês passando, sendo que de 301 ocorrências foram atendidas em junho. Fevereiro registrou 178 chamadas, seguido por janeiro com 222, março – 249, abril – 277, e maio com 294 ocorrências.

A central de regulação do SAMU de Brusque é feita através da regional de Blumenau, que atua em cooperação com o Corpo de Bombeiros. Após o recebimento das chamadas, cabe a uma equipe técnica decidir, por base em informações sobre o estado de saúde do paciente, se aciona os bombeiros ou o SAMU.

Fonte:

Deixe seu comentário