Portal da Cidade Brusque

COVID-19

Secretário de Saúde explica critérios adotados para imunizar grupos prioritários

Nos últimos dias a prefeitura recebeu questionamentos após professores de dança e médicos veterinários serem vacinados

Publicado em 23/02/2021 às 05:33

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

O secretário da saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, realizou nesta terça-feira (23), uma coletiva de imprensa para esclarecer como está sendo o processo de vacinação na cidade. Após profissionais como médicos veterinários e professores de dança terem recebido a primeira dose, a secretaria de saúde passou a ser questionada sobre a forma como a imunização estava acontecendo uma vez que essas pessoas não se encaixam no grupo de risco.

Ele explica que o município segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 que inclui como grupo prioritário trabalhadores da saúde. Este grupo compreende tanto profissionais da saúde quanto trabalhadores de apoio, neles se encaixam biólogos, biomédicos, odontólogos, assistente sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários entre outros.

Já os trabalhadores de apoio incluem recepcionistas, seguranças, trabalhadores de limpeza e afins. “Não sou eu e nem o prefeito que decidimos quem vai tomar a vacina. Nós seguimos o plano assim como todas as outras cidades. A nossa função é operacionalizar a vacinação como centros de vacinação e aplicação das doses.”

O grupo prioritário de 90 anos ou mais já foi 100% imunizado de acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Beatriz Costa Fisher. No entanto os imunizantes para primeira dose acabaram hoje (23), e apenas 50% dos trabalhadores de saúde, que também são dos grupos prioritários, foram vacinados.

Ariane ainda afirma que particularmente não concorda com os critérios do plano de imunização já que a maior parte dos internados e óbitos são idosos. “Mas a gente não tem esse poder de decisão”.


Fonte:

Deixe seu comentário