Portal da Cidade Brusque

Nota

Surto de meningite em Brusque? É fake news!

Em nota, a secretaria de saúde esclareceu que informações inverídicas divulgadas nas mídias sociais, estão alarmando a população, causando medo e pavor

Publicado em 28/06/2019 às 23:50
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, esclarece a população que não há surto ou epidemia da doença meningite na cidade. Informações inverídicas divulgadas nas mídias sociais, estão alarmando a população, causando medo e pavor de algo inexistente. Em 2019, a cidade registrou apenas dois pacientes que foram atendidos por hospitais da cidade. Em Santa Catarina, são vinte casos da doença. Enquanto órgão de controle e acompanhamento, a Vigilância Sanitária monitora um paciente que está internado e, outro, que já passou por tratamento entre os meses de maio e junho, e está de alta e fora de perigo.

O médico infectologista da prefeitura de Brusque, Ricardo Freitas, informa que os sintomas da doença, seja ela viral ou bacteriana, são muito parecidos como uma virose ou gripe, começando por febre e dor de cabeça, depois náuseas e rigidez de nunca. “A orientação que é sentido esses sintomas, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde ou Hospital, para diagnóstico médico”. O infectologista também garante que não há surto em Brusque ou em Santa Catarina, pois entre os 20 casos registrados no estado, três vieram há óbito, mas foram em regiões distantes e cada um tinha um subtipo diferente. “Temos dois casos registrados em Brusque, e isso em hipótese alguma, pode ser considerada um surto”, informa o médico com o objetivo de acalmar a sociedade.

Os dois casos confirmados na cidade são de meningite pneumococica, causada pela bactéria Streptoccus Pneumoniae. Tecnicamente, surto é o aumento no número de casos de uma doença além da normalidade. Já epidemia é a propagação de uma doença infecciosa, que surge rapidamente em determinada localidade ou em grandes regiões e ataca ao mesmo tempo um grande número de pessoas.

FIQUE POR DENTRO

A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), o qual pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Desse modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas (as quais podem ser graves) no inverno e virais no verão.

Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente e são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas vermelhas ou roxas, pequenas ou grandes, na pele, podem indicar doença mais grave (meningococcemia). Mudanças de comportamento como confusão mental, sonolência e dificuldade para acordar podem, também, ser sintomas importantes. Em recém-nascidos e lactentes, os únicos sinais e sintomas de meningite podem ser febre, irritação, cansaço e falta de apetite.

Se alguém apresentar ou observar esses sinais e sintomas, deve procurar imediatamente assistência médica, para assegurar-se do diagnóstico e iniciar o tratamento o mais precocemente possível.

Fonte:

Deixe seu comentário