7 de setembro
Brusque celebra a Independência do Brasil com desfile cívico; veja como foi
Programação reuniu autoridades, forças de segurança, entidades, instituições de ensino e representantes da comunidade na Nova Beira Rio
Publicado em
07/09/2026 às 11:11
Atualizado em
Brusque celebrou a Independência do Brasil nesta segunda-feira (7) com o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro. A programação reuniu autoridades, forças de segurança, entidades, instituições de ensino e representantes da comunidade na avenida Pastor Gilmar Doerner, a Nova Beira Rio. Veja o vídeo.
A programação teve início às 8h30, com o desfile começando na sequência. Ao todo, 47 grupos participaram da celebração, entre entidades, forças de segurança, secretarias, autarquias, fundações municipais e instituições de ensino. Entre os participantes estiveram 22 escolas da Rede Municipal de Ensino.
Neste ano, o desfile teve como tema “Pátria, Cultura e Educação”. A proposta foi destacar aspectos relacionados à cidadania, diversidade cultural, educação, história e pertencimento.
Prefeito faz crítica ao governo federal
Durante o discurso de abertura, o prefeito André Vechi ressaltou a importância de celebrar a Independência do Brasil e destacou que independência e liberdade também estão relacionadas a bons indicadores econômicos e educacionais.
Vechi citou Brusque e Santa Catarina como exemplos positivos nesses aspectos. Na sequência, fez uma crítica ao governo federal, afirmando que não é possível encontrar esses mesmos bons indicadores de liberdade na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dona Irene retorna um ano após atropelamento
Um dos momentos que chamou a atenção durante o desfile foi o retorno de Dona Irene Nunes. Um ano após ser atropelada durante a celebração de 2025, ela voltou ao desfile nesta segunda-feira.
Desta vez, Irene acompanhou a programação em cima de um carro, ao lado do prefeito André Vechi e da primeira-dama.
Em 2025, ela estava entre as pessoas atingidas depois que um jipe invadiu a calçada durante o desfile. O acidente deixou a idosa ferida e virou notícia nacional.
Fonte: Portal da Cidade Brusque
Notícias relacionadas
Atropelada por jipe em 2025, Dona Irene volta ao desfile em carro com prefeito em Brusque
07/09/2026 às 09:39
Veículo colide contra muro no Souza Cruz, em Brusque
07/09/2026 às 08:18
Brusque terá feriado gelado nesta segunda; temperaturas ficam abaixo de 10°C
06/09/2026 às 18:25
Sábado Fácil movimenta Centro de Brusque mesmo com chuva neste sábado
06/09/2026 às 16:31
Homem xinga vizinhos e ateia fogo em bandeiras políticas em rua de Brusque
06/09/2026 às 12:51
Diretor da Havan ganha réplica de seu primeiro carro após completar 40 anos na empresa
05/09/2026 às 16:35