Portal da Cidade Brusque

CONSCIENTIZAÇÃO

Coletivo Plantando Água realizará ações no "Dia Mundial da Limpeza"

Ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos

Publicado em 15/09/2020 às 02:01
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. A iniciativa foi criada na Estônia e rapidamente se propagou pelo mundo.

Em 2019, 20 milhões de pessoas em 180 países e territórios se uniram para o segundo Dia Mundial de Limpeza. Em comparação com 2018, mais de 2 milhões de pessoas e 23 países adicionais aderiram a essa varredura de limpeza em todo o mundo, partindo da ilha de Fiji e terminando 24 horas depois no Havaí.

Neste ano, o Dia Mundial da Limpeza ocorre no dia 19 setembro de 2020 e estarão mobilizados na causa mais de 180 países. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Em Brusque, o Coletivo Plantando Água é quem realiza essa ação. O grupo tem o propósito de mudar a realidade dos ribeirões da cidade e do Rio Itajaí-Mirim. Inicialmente idealizado por Constansa Becker e Karoline Heil, o coletivo hoje é composto por diversas pessoas, entre biólogos, engenheiros, publicitários e pessoas das mais diversas áreas, unidos pelo objetivo comum de recuperar, revitalizar e renaturalizar as nascentes, rio e ribeirões. O coletivo é autogerido e não conta com vínculo partidário.

Neste ano, devido à pandemia, serão realizadas uma grande ação de postagens dos voluntários do grupo e de lives falando sobre a questão. O coletivo, inclusive, recomenda algumas ações.

Ações recomendadas pelo Coletivo Plantando Água:

Em casa

Uma limpeza do guarda roupa, separando o que não usa e doando para quem precisa, Mas não vale sair correndo para comprar roupa nova, a ideia é aprender a viver com menos e gerar menos impacto na natureza. Acredite, o que você desapega retorna em satisfação.

Digital e Virtual

Fazer uma limpeza no seu celular, pois em tempo de confinamento, estamos mais tempo acessados na internet e vem tanta coisa, não é? Faça uma geral, delete tudo o que tira sua atenção do que realmente importa, sua família, sua saúde e o seu quadrado. Retire do seu celular tudo o que não vai usar nos próximos dias, guarde o que importante nas nuvens. Se for o caso, desinstale os aplicativos das redes sociais do seu celular por um tempo. Mas se você acha que não é para tanto, apenas estabeleça um tempo de uso na configuração do seu celular.

Faça uma análise crítica de quem você segue. Opte por seguir perfis e pessoas que te inspiram ou te divertem. Assim, você muda o foco e aproveita as redes sociais para o bem. E ao reconhecer perfis que provocam comparações desnecessárias e sensações de inferioridade, deixe de segui-los.

Não se preocupe em deixar de seguir. Um unfollow pode ser muito terapêutico. Acredite!

Na mente

Aproveite o tempo livre estando mais off-line, lendo um bom livro, assistindo a um filme, ou meditando. Enquanto estiver aproveitando um tempo longe da internet, seja agradável consigo e com aqueles com quem convive.

Para ser um voluntário do Dia Mundial da Limpeza, basta se cadastrar no site.

O Coletivo pede também que as pessoas que aderirem entrem em contato através de suas páginas no Instagram e no Facebook, com a finalidade de compartilhar experiências, contando o que cada um tem feito para limpar sua vida virtual, falar sobre o estado em que se encontra e como a experiência tem sido para os participantes. Também é possível se comunicar com membros do Plantando Água pelo WhatsApp 47 992881786.


Fonte:

Deixe seu comentário