Portal da Cidade Brusque

Literatura

Além da Linha de Limeira retrata história de comunidade centenária

De acordo com o escritor João Calixto Faqueti, objetivo foi imortalizar os principais fatos de mais de um século de existência da localidade

Publicado em 28/02/2018 às 06:56

(Foto: Rona Vanessa Benevenuti Carnelutti )

O desejo de registrar os acontecimentos históricos e importantes do Bairro Limeira e das localidades medianeiras, no interior de Brusque e Camboriú, foi o que motivou o camboriuense João Calixto Faqueti, de 66 anos de idade, a escrever o livro Além da Linha de Limeira, lançado no último dia 28 de janeiro de 2018.

Em entrevista a Portal da Cidade Brusque, o escritor ressaltou que em sua publicação são expostos fatos que se deram a mais de um século na região. O principal objetivo foi imortalizar estes episódios através de uma documentação escrita.

“Eu levei um ano e oito meses de pesquisa. Foi 8600 quilômetros que eu andei, não foi muito longe, mas foi por aqui, vasculhando cartórios de Tijucas, Claraíba, Brusque, Canelinha, São João Batista, Camboriú, Itajaí e, inclusive, Navegantes. Mais os arquivos públicos, privados, cemitérios e todos os pontos onde tivesse uma informação que contribuísse para a pesquisa”, nos conta Calixto.

Morador por mais de meio século da localidade de Limeira, o escritor ressalta que foi testemunha ocular de muitos dos fatos registrados em seu livro. Um dos principais temas retratados em Além da Linha de Limeira é a famosa cooperativa formada por imigrantes italianos, responsável por abastecer, durante muitos anos, estabelecimentos comerciais de Brusque e região.

“Em determinadas páginas, tem uma foto do satélite mostrando a posição da estrada do rio e onde as pessoas mais antigas moravam. Chegou a ter mais de 50 famílias morando em Limeira, na época auge do desenvolvimento da comunidade. A escrita é para retratar a história, as pessoas, os fatos e as pessoas que marcaram a localidade”, continua.

Além da Linha de Limeira está a venda na Livraria Divino Ler e na Papelaria do Júlio, ambos em Camboriú. Já em Brusque, é possível encontrar a publicação na Livraria Saber, no Shopping Gracher, e na Livraria Gralha Azul, no Archer do Bairro São Luiz.


Fonte:

Deixe seu comentário